Assim como em todo período da evolução tecnológica, chega um momento em que os recursos necessários para desenvolver uma ferramenta, como um ERP, são barateados e, nesse momento, mais e mais empresas se habilitam a desenvolver diferentes soluções, muitas vezes de forma rasa e sem muito propósito.
Se por um lado isso favorece certos tipos de negócios, com a oportunidade de adequar seus investimentos, por outro, pode acabar prejudicando aquelas empresas que entendem que eficiência, qualidade e resultados, só podem ser alcançados através de um software altamente tecnológico e pautado nos princípios da gestão inovadora.
Portanto, a quantidade massiva de sistemas encontrados atualmente, dificulta para a empresa que busca crescer, identificar a melhor oportunidade para seu negócio. Então, separamos 4 aspectos que deve observar em um fornecedor de ERP, a fim de aderir à ferramenta que realmente precisa. Boa leitura!
Fornecedor de ERP: 4 principais aspectos que deve focar na escolha
Mesmo que simples, um ERP tem que ser de qualidade. Ele deve viabilizar a centralização das demandas, setores, informações, dados e, sobretudo, incluir os profissionais que o utilizarão de forma estratégica.
Agora, um fator que todo negócio deve focar antes de escolher e fechar parceria com um fornecedor, é se autoconhecer.
Já vimos muitas empresas que, nem ao menos consideraram seus gargalos ou mesmo sua projeção de crescimento, investirem fortunas em sistemas que não eram adequados ao seu negócio. Aliás, essa falta de discernimento faz com que uma organização adquira recursos dispensáveis ao seu operacional.
Escolhemos 4 aspectos que você deve enfatizar ao escolher o fornecedor de ERP apropriado à realidade do seu empreendimento!
1 – Defina a finalidade da ferramenta e mensure seu impacto
Fica difícil compreender como tantos empreendedores conseguem, simplesmente, deixar de elaborar um planejamento inicial. Afinal, quando se fala em investir em ERP, os valores nem sempre são baixos, e fazer isso às escuras é negligenciar seu próprio dinheiro, não é verdade?
É por isso que seu negócio deve ter um propósito, uma finalidade para buscar e, finalmente, injetar dinheiro em uma nova solução. E isso você consegue através de muita organização e definição do que almeja atingir com determinado sistema. Por si só, essa etapa irá gerar uma grande economia aos bolsos da empresa.
Portanto, estabeleça o destino que deseja chegar, a fim de identificar o ERP que te guiará ao longo do trajeto. Além disso, é imprescindível que os gestores e a liderança do negócio, projetem o impacto que o novo sistema imporá nos processos.
Qual o tamanho das mudanças? Será preciso oferecer treinamento aos colaboradores? O que será necessário para maior adaptação às transformações? Responder a essas perguntas viabiliza filtrar melhor as possibilidades de parcerias.
2 – Estabeleça um padrão de qualidade e diminua os riscos
O que precisa ser feito nesse momento é reduzir a quantidade de fornecedores e, acima de tudo, aqueles que não oferecem qualidade. Isso porque há fornecedores no mercado que atraem o cliente com o preço baixo, mas lá na frente, o que é barato pode sair muito caro.
Dizemos isso, pois, o primeiro aspecto que deve olhar em um sistema é a sua qualidade. Se deparar com ERP legado é mais comum do que você pensa.
Um sistema legado é aquele construído com tecnologia ultrapassada e desatualizada, se tornando assim, uma ferramenta pesada e com pouca mobilidade. Inclusive, a falta de escalabilidade acompanha o conjunto, o que influencia diretamente na integração com outras ferramentas.
“Ah, mas como vou identificar tais pontos, uma vez que saberei apenas quando o sistema já estiver implementado na minha empresa?”.
Simples, existem fornecedores que oferecem ambiente de teste, justamente para mostrar ao cliente que a ferramenta não é legada. Pelo contrário, demonstrar que oferece muita qualidade, mobilidade, escalabilidade e potencial inovador.
3 – Qual será o nível de complexidade em sua implantação?
Se você já ouviu falar em implantação remota de ERP, certamente sabe que o processo de implantação é muito importante. Por isso, defina em seus potenciais fornecedores a taxa de complexidade ao aderir à solução.
Tudo dependerá do tamanho das mudanças e de como sua estrutura atual absorverá alterações, visto que a produtividade operacional costuma ser reduzida durante o processo de implantação. Portanto, esse é mais um aspecto indispensável ao avaliar as opções do mercado.
Agora, quando falamos em tecnologia cloud (nuvem), há redução drástica da complexidade. Através de um processo de implantação remota, agilizado e simplificado, o período de acomodação pela empresa é reduzido.
Temos um conteúdo inteiro sobre implantação remota de software de gestão, que tal dar uma conferida mais tarde?
4 – Já considerou levar o ERP à nuvem?
Se investir em um ERP já é um grande passo para uma empresa se diferenciar no mercado e alcançar grandes resultados, voltar sua atenção à possibilidade de aderir a um ERP Cloud, é o passo que faltava para assegurar o sucesso mais sólido.
Não há discussão, a tecnologia cloud é a promessa do futuro. Então, quanto antes sua empresa se adaptar, maior será sua margem para absorver as inovações que chegarão em breve. Entre as vantagens do software na nuvem, estão:
1. Simplificação do acesso às informações da empresa;
2. Segurança dos dados como grande diferencial;
3. Total mobilidade aos gestores, pois o acesso independe da sua localização, e pode ser feito a qualquer momento;
4. Ganhos exponenciais em produtividade;
5. Melhorias contínuas ao controle da gestão;
6. Redução de custos considerável, uma vez que o negócio despende menos para ter mais;
7. Alto grau de escalabilidade operacional.
O futuro dos negócios: Caminhando para a nuvem.
A migração de dados para a nuvem é uma decisão importante. Para que as organizações realmente impulsionem a agilidade em toda a empresa, e modernizem a maneira como trabalham, precisam repensar sua abordagem para a nuvem.
Transformar é vital no mundo dos negócio.
O mercado não para sua transformação, desafiando as empresas a oferecer mais agilidade e eficiência com o melhor custo benefício.
As empresas devem se redesenhar, e cada vez mais automatizar os seus processos fazendo o uso de tecnologia.
A computação em nuvem vem tomando forma e se popularizado entre os vários tipos de organizações.
A SISPRO há 48 anos em constante evolução, acompanha o movimento de inovação e possui a melhor solução de ERP Cloud.
A SISPRO já saiu na frente nesse quesito, pois oferece aos clientes o SISPRO ERP Cloud, que estimula uma gestão prática, eficiente, segura e 100% na nuvem. Afinal, há maior controle na execução dos processos, o que gera níveis surpreendentes de produtividade. Solicite uma demonstração agora mesmo!
Concluindo, esperamos ter contribuído para que você consiga encontrar o fornecedor de ERP ideal para seu negócio. E se precisar de mais ajuda, pode contar com a SISPRO, pois nosso objetivo é evoluir em conjunto com o seu negócio, até a próxima!