O desafio do crescimento é recorrente no varejo brasileiro, especialmente num momento em que o país vive uma estagnação econômica. De acordo com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), ainda que timidamente, o segmento vem avançando. A expectativa é finalizar 2014 com alta de 2,7% em relação a dezembro de 2013.
Entre os fatores que contribuem para que os proprietários de lojas se tornem mais competitivos está a tecnologia. A integração da gestão por meio de sistemas traz automatização de processos, melhoria na produtividade e, consequentemente, mais lucratividade.
Você sabe como um software integrado de gestão empresarial (ERP) pode potencializar os resultados no varejo?
A seguir, veja 7 vantagens de um ERP para lojistas:
1 – Visualização da movimentação
Um desafio para os lojistas é visualizar em tempo real a movimentação realizada na loja. Um bom ERP apresenta, em poucos cliques, o quanto foi vendido, qual a margem de lucro, o que falta para atingir a meta, entre outras métricas.
2 – Integração entre as lojas
Quem tem mais de uma loja sabe como é complicado administrá-las. Com um único ERP é possível integrar toda a administração, inclusive parametrizando as particularidades de cada unidade (como a tributação, no caso de filiais em cidades e estados diferentes).
Controle único de estoque, metas de vendas, frente de caixa etc. Com um só sistema é possível gerar relatórios gerenciais para ter um panorama geral do andamento da operação.
3 – Controle de estoque
Estoque também costuma ser um desafio aos lojistas, especialmente em lojas multimarcas. Com o ERP é possível registrar tudo que entra e tudo o que sai, separando por lotes, datas de validades etc., tudo para que a área de produtos armazenada seja estratégica dentro das lojas.
4 – Controle de finanças
Não dá mais para fazer controle financeiro em planilhas de Excel. Juntar vários relatórios e consolidar manualmente uma vez ao mês só atrasa o desenvolvimento do negócio. Com um bom sistema integrado de gestão, toda a movimentação financeira das lojas é atrelado aos demais departamentos, como vendas, compras, controladoria etc.
5 – Força de vendas
Ao deixar toda a burocracia por conta de um bom ERP, você pode deixar as pessoas mais livres para criar estratégias de vendas. Outra vantagem em relação ao comercial, é que, com um ERP você pode estabelecer metas e acompanhá-las em tempo real, bem como oferecer aos vendedores a chance de visualizar em poucos cliques até aonde podem chegar com as negociações sem interferir na margem de lucro mínima aceitável.
Sem falar no atendimento ao cliente, que percebe mais agilidade no dia a dia operacional da loja e se sente mais satisfeito.
6 – Eliminação de retrabalho
Controles manuais ou com planilhas costumam ser mais sensíveis a erros, gerando retrabalho. Isso também é perda de dinheiro. Com a integração de todo o administrativo, os lojistas também ganham tempo e escalabilidade de negócio – quanto mais profissionalizada for a gestão, melhores serão os resultados.
7 – Controle e cumprimento de obrigações legais
Outra vantagem muito importante é a consolidação e a preparação para controlar tributação e outras obrigatoriedades legais. Com o ERP, o lojista consegue emitir notas fiscais e outros documentos exigidos pelo governo. O sistema também serve como uma garantia para eventuais averiguações dos órgãos fiscalizadores.
Você já utiliza ERP? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Sispro Software Empresarial – 03/12/14