O nome é estrangeiro, mas a prática já está sendo bastante difundida no Brasil. O Marketplace tem a proposta de modelo de negócio em que várias empresas vendem para vários clientes.
Exemplos bem-sucedidos do formato são o Mercado Livre e as Lojas Americanas, que alcançam milhões de visualizações todo mês. São sem dúvida grandes vitrines do comércio. E é nessa hora que você pergunta: “como aproveitar a modalidade e faturar mais”?
O Marketplace é democrático. O pequeno empreendedor divide espaço com as lojas mais renomadas no mundo digital e compete pelo mercado de igual para igual. Saiba mais sobre esse verdadeiro “shopping virtual”.
Principais Oportunidades no Marketplace
1 – Iniciantes
Está começando agora o seu próprio negócio e não quer fazer um investimento grande em publicidade? As empresas de Marketplace se responsabilizam pela divulgação das lojas.
Os Marketplaces também se encarregam da manutenção de toda a estrutura online. Não haverá gastos com programação, hospedagem, manutenção e afins.
Você irá fazer essa economia inicial em propaganda, promoções e poderá focar na logística e estoque dos produtos.
2 – Volume de Clientes
Em um ambiente com amplo tráfego de pessoas com interesse no consumo, os produtos expostos receberão mais visitas. Essa é a oportunidade para conseguir novos clientes.
Mesmo que os consumidores não tenham buscado exatamente aquilo que você oferece, eles poderão se interessar pelas funções, qualidade, facilidade e preço.
3 – Segmentação
É inegável a eficácia do Marketplace segmentado. Você não precisará fazer nenhum esforço para atrair para a sua loja virtual o seu público-alvo.
O restante fica com você. A competitividade fica maior, é claro, e cabe à sua empresa se destacar das demais com quem divide o shopping digital.
São algumas áreas já bastante exploradas do mercado materiais esportivos e de lazer, moda, beleza, informática e setor automotivo.
Novos nichos a serem explorados também são uma excelente opção de investimento. Se o futuro são os shoppings virtuais, você irá fomentar o mercado da sua área.
4 – Lucratividade
Uma vez que não será necessário fazer um grande investimento em divulgação, infraestrutura e afins, a margem de lucro do seu negócio será muito maior.
Se a sua empresa não é conhecida do grande público, um Marketplace de renome irá trazer mais credibilidade para você. Mais valor será agregado ao que você tem a oferecer.
A parceria com marcas já consolidadas e de confiança dos consumidores pode ser o apoio que você precisa.
5 – Motores de Busca
As plataformas trabalhadas com bom SEO favorecem a visibilidade pelos motores de busca. E o seu negócio terá tudo isso graças à participação em um Marketplace bem estruturado.
Lojas online são favorecidas pela otimização. Sua loja terá um melhor posicionamento, uma estratégia para se destacar perante a concorrência.
6 – Vendas
Um local onde se encontram diversas lojas é um atrativo para o consumo. Mais clientes trafegando significa maior probabilidade de concretizar vendas.
Como Fazer Parte do Marketplace
Se as vantagens são muitas, há também responsabilidades para quem deseja aderir ao modelo de negócio. É necessário apresentar uma documentação exigida por cada plataforma.
Os documentos exigidos podem variar de empresa, mas normalmente são alguns deles:
- Alvará de funcionamento
- Cartão do CNPJ
- Nota fiscal
- Inscrição estadual
- CND de tributos
Após entregar a documentação solicitada para o contrato, esta ficará sujeita à aprovação. Uma vez aprovada, seu cadastro será ativado.
Vale estar preparado para negociar com o Marketplace a sua participação nos lucros. Uma comissão deverá ser destinada a ele, que proporcionou os serviços e cedeu o ambiente para a sua empresa.
Há outras regras que você deverá cumprir para manter a parceria. Por exemplo: deve-se ter cuidado com imagens e nomes de marcas.
As fotos de terceiros precisam ter autorização para uso comercial. As marcas, por sua vez, possuem nome registrado e o uso indevido tem implicações legais.
É claro que a sua empresa deve se comprometer ao que é solicitado para a segurança do Marketplace e dos negócios.
Modelo Contemporâneo de Venda
Para você que acaba de se inserir no comércio online, dividir espaço com outras lojas em um shopping virtual pode ser uma grande novidade. E é, realmente.
Mas vale saber que o modelo de negócios oferece segurança, economia, entre outros benefícios muito atraentes. É a oportunidade certa para quem deseja conhecer bem o seu público e descobrir se irá se adaptar a longo prazo a esse tipo de serviço.
A internet é a resposta do sucesso de muitos empreendedores que começaram apenas com lojas físicas. Pesquise, faça um bom planejamento e se insira no mercado com a confiança necessária para obter resultados.
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