Um estudo recente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou quais segmentos de negócio serão os mais promissores no ano de 2018. Dentre os principais estão os setores de alimentação, saúde e de serviços pessoais.
A lista considerou como promissores os negócios que possuem maior taxa de abertura e expansão. Além disso, também aqueles que são populares na economia nacional e têm grande espaço no mercado internacional.
Confira a lista de negócios e verifique se a sua empresa faz parte dela:
Alimentos e bebidas
Área composta por lanchonetes, restaurantes, bares, padarias, confeitarias, serviços ambulantes, comércio de bebidas, entre outros.
Saúde
Engloba o serviço de diagnóstico por imagem, laboratórios, serviços de fisioterapia, atividades ligadas à prática de esportes, atividades para desenvolvimento de condicionamento físico, venda de planos de saúde, venda de planos de previdência complementar e mais.
Serviços Pessoais
Salões de beleza, cabeleireiros, maquiadores, atividades de estética, atividades de beleza, manicure e pedicure, comércio de produtos de beleza, entre outros.
Vestuário e Calçados
Fazem parte as oportunidades para empresas em 2018 ligadas a roupas feitas sob medida, confecção de roupas em geral, comércio de vestuário masculino, feminino e infantil, comércio de calçados, entre outros.
Educação
São as áreas de prestação de serviços de educação infantil, treinamento profissional e gerencial, ensino de esportes e transporte escolar.
Construção
No segmento de construção destacam-se o comércio de materiais de construção, reformas e reparos, serralheria, instalação elétrica, manutenção elétrica, pintura e mais.
Vendas
O marketing direto figura na lista, além da promoção de vendas, fabricação de letreiros, fabricação de placas e representação comercial.
Comunicação/Computação
Pertencem aos setores o serviço de comunicação e também de multimídia, de desenvolvimento de software, serviços variados de internet como provedores e portais e outros.
Informática
A área tem como potencial de crescimento para micro e pequenas empresas o comércio de equipamentos de informática.
Serviços Especializados
Entram nessa lista o serviço de táxi, de transporte de carga, serviços variados para manutenção de veículos, serviço de entrega rápida, fotografia, contabilidade, entre outros.
Entretenimento
No ramo do entretenimento destacam-se festas, exposições, feiras, congressos, casas de festas e eventos em geral.
Lojas de Conveniência
O comércio varejista tem obtido grande crescimento nos últimos anos e em 2018 não será diferente. Podemos esperar expansão para micro e pequenas empresas do segmento.
Como Superar a Concorrência
A notícia do mercado aquecido chega aos ouvidos dos investidores, que decidem brigar pela maior representatividade. E como conseguir chegar ao sucesso?
Você já sabe que o seu segmento escolhido está em uma excelente fase, pronto para conquistar o público e faturar. Resta agora trabalhar a qualidade dos serviços prestados.
Não basta atravessar uma fase favorável ao crescimento. É necessário aproveitar a oportunidade através de investimento na sua empresa.
A concorrência deverá ser combatida com o seu diferencial. Apresente uma nova proposta, inove e sempre valorize a experiência do consumidor.
Micro e Pequenas Empresas
As micro e pequenas empresas conseguem concorrer com as empresas de grande porte? Sim, conseguem. Quando se tem negócios de portes diferentes em uma mesma área de atuação, o pequeno precisa buscar profissionalização e qualificação.
Uma dica é investir em um sistema de gestão empresarial. O software de gerenciamento não é nenhuma novidade para as grandes empresas, mas se tornou acessível a todos os níveis do ramo empresarial.
Atualmente, tanto o microempresário quanto o pequeno empresário podem adquirir um sistema profissional e que oferece as ferramentas necessárias para o sucesso do negócio.
Isso quer dizer que compensa o investimento em ferramentas de gestão. Você gestor logo colherá resultados que vão da boa administração, produtividade, organização até maiores lucros.
Onda de Otimismo e Aquecimento de Mercado
Se 2017 foi marcado pela insegurança e pelos prejuízos financeiros das empresas, 2018 afasta o cenário de tensão e timidez.
O momento é de aproveitamento das oportunidades. Enquanto em 2016 o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro a retração foi de 3,6%, no ano seguinte o avanço foi de cerca de 1% no comparativo entre os períodos.
Para 2018, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) prevê 2,7% de avanço. Espera-se agora a redução na taxa de juros gradualmente.
Isso quer dizer que, mesmo os setores que não constam na lista de mais promissores do ano, poderão ter um ano muito melhor do que os seus antecessores.