Por mais trivial que pareça a expressão “tempo é dinheiro”, seu significado nunca esteve tão presente no mercado, como hoje. Em vista da necessidade de escalar a agilidade das operações é que surgiram procedimentos, e vamos abordar um deles aqui, a metodologia Agile Now.
Não basta apenas criar uma enxurrada de processos dentro da empresa, é preciso que a agilidade esteja presente e faça a diferença. Somente dessa maneira o negócio é capaz de atender às necessidades dos clientes, em tempo ágil e otimizado.
Se sua empresa ainda não colhe os benefícios de uma metodologia baseada na agilidade, saiba que pode estar perdendo território no mercado.
No entanto, se a gestão da sua empresa enxerga a necessidade de transformar a desenvoltura dos processos em agilidade, está no lugar certo. A partir de agora você começa a entender a metodologia Agile Now e sua importância. Confira!
O que é a metodologia Agile Now?
Se traduzirmos esse termo ao pé da letra, seria algo como “metodologia ágil agora”. O mercado se molda a cada instante e nos últimos anos se tornou imprescindível atender à demanda com dinamismo, flexibilidade e o mais importante, agilidade.
Entregar produtividade, se possível com antecedência às dores dos clientes, é um dos objetivos alcançados nas grandes empresas que fazem uso do Agile now.
Diferente ao método tradicional, onde os processos e etapas presentes no projeto são documentados e detalhados do início ao fim, no desenvolvimento baseado na agilidade são encontradas etapas curtas.
Dessa forma, o método ágil implementa um comportamento iterativo, onde ações são repetidas, a fim de apresentar a celeridade necessária.
Qual a fundamentação do Agile nas empresas?
É importante destacar que esse método só começou a ganhar força de verdade, quando a gestão empresarial aliada à tecnologia da informação avançada, passou a substituir a análise e execução de longo prazo, ou seja, projetos com certa resistência às mudanças, por formas agilizadas de gerenciamento das operações e entrega de soluções otimizadas aos clientes.
Dito isso, podemos seguir para a fundamentação que norteia os conceitos do método Agile Now.
O direcionamento da metodologia como conhecemos hoje, foi criada inicialmente em 2001, por um grupo de 17 desenvolvedores de softwares. Eles perceberam que poderiam aprimorar aquele rascunho já existente da metodologia, e o transformar em algo realmente positivo para as empresas.
Sendo assim, podemos basear a metodologia Agile Now em 4 valores bem especificados. Logo temos definido o que deve ser valorizado!
- Evidenciar e valorizar as interações entre os indivíduos antes das ferramentas e operações;
- Ampliar o funcionamento dos softwares para além das documentações completas e extensivas;
- Elevar a colaboração com o cliente além da negociação de contratos;
- Priorizar as respostas às mudanças antes do cumprimento do plano inicial.
No segundo em que esses 4 valores são desempenhados na empresa, a mesma observa ganhos vitais para o sucesso.
Logo, seguindo alguns princípios como: o cliente é a maior prioridade; o uso contínuo dos softwares é o futuro; abraçar as mudanças de requisitos para criar processos ágeis e entregar vantagens para os futuros clientes, são exemplos de parâmetros a serem seguidos.
A seguir apresentamos um modelo de metodologia de Agile Now.
Conheça a metodologia Framework Scrum
Vale ressaltar que existem diferentes modelos de metodologias ágeis empregadas pelos desenvolvedores nas empresas. Entretanto, vamos abordar a mais utilizada, que é o Framework Scrum.
Quando uma empresa utiliza o Scrum em seu projeto, ela define a execução em iterações específicas. Conhecidas como Sprints ou ciclos de desenvolvimento, esses parâmetros são definidos em uma reunião de planejamento e temos outro termo, Sprint Planning.
Dessa reunião são criados 2 eventos, ou seja, a revisão de iteração ou Sprint Review e uma retrospectiva (Sprint Retrospective), ambas realizadas pela equipe responsável pelo projeto, a fim de atinar suas perspectivas acerca do novo aprendizado.
Via de regra, um ciclo de desenvolvimento deve durar no mínimo 1 semana e no máximo 1 mês. Uma vez definido esse tempo é fundamental entender que os processos se repetirão no mesmo prazo, pois as Sprints (ciclos de desenvolvimento) são repetidas e sucessivas.
No método Scrum, existe uma divisão específica para os membros presentes no projeto. Conheça os 3 principais papéis desempenhados!
Scrum Master (Líder do projeto)
Esse colaborador atua como um líder para o projeto, desse modo, é responsável por todos os demais, no sentido de manter o grupo unido e realizando o desenvolvimento adequado das diretrizes adotadas no planejamento.
Uma das principais atribuições é a de garantir que todos ofereçam resultados e performances impecáveis.
Product Owner (Proprietário do projeto)
Como responsável pelo projeto, o Product Owner será o encarregado de definir metas e prioridades para cada iteração ou Sprint. Além disso, ele é a conexão entre todas as áreas de negócios e a equipe envolvida.
Scrum Team (Envolvidos no projeto)
Considerados como a engrenagem do projeto, a equipe desenvolvedora das Sprints, deve possuir um nível de profissionalismo refinado e acima de tudo, maturidade para lidar com ações necessárias.
Existe a necessidade de selecionar profissionais com um perfil multidisciplinar e manter um número reduzido de envolvidos, pois essa é a chave para o sucesso da implementação da metodologia Agile Now.
Portanto, para resumir toda essa informação veja uma sequência das iterações do Framework Scrum:
- Sprint Planning: reunião para definir o planejamento a ser executado;
- Daily Scrum: reuniões diárias com apresentação de relatórios do que está sendo desempenhado por cada um;
- Sprint Meeting Review: reuniões realizadas ao final de cada Sprint, para realinhamento dos objetivos e direcionamentos;
- Sprint Retrospective: retrospectiva realizada entre as reuniões de revisão e planejamento, com o intuito de apontar e aplicar melhorias.
Por que implementar a estrutura ágil Scrum?
Por meio da metodologia Scrum a empresa visa, na maioria dos casos, redução dos custos o que abre espaço para a escalabilidade, resultados agilizados para os clientes e acima de tudo, maior qualidade do serviço oferecido.
Normalmente atrelado à melhoria de um produto, o método ágil visa às necessidades atuais do mercado e suas repentinas alterações, devido aos diferentes segmentos dos clientes.
Embora seja um projeto que demanda um planejamento assertivo e por vezes complexos, é algo que oferece resultados rápidos. Isso porque, a cada iteração ou Sprint finalizado, os resultados daquele processo são oferecidos de forma parcial.
Desse modo, melhorias podem ser implementadas e melhores resultados obtidos. Tenha em mãos a possibilidade de lançar um produto novo no mercado, já testado e validado, reduzindo assim, o chamado “tempo para o mercado” ou “Time-to-Market”.
Agilidade aliada à qualidade dos processos visando um produto ou serviço adequado para o cliente, é tudo que uma empresa precisa. Portanto, utilizar um software avançado e voltado para à excelência empresarial é o primeiro passo, pode apostar!