Como deixar sua empresa em dia com os tributos e livre de multas? É… Deixar tudo em ordem nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são muitos documentos e obrigações, não é? É por isso que é preciso investir em compliance fiscal.
O melhor de tudo é que, atualmente, a tecnologia pode ajudar nesse processo. Com um sistema de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), o gestor consegue ter todos os dados que precisa em mãos. Dessa forma, é possível melhorar as tomadas de decisões, corrigir pequenos erros e acompanhar tudo, para saber se está de acordo com a legislação vigente. Tudo isso porque, com o ERP, é feito o gerenciamento de :
- fluxo de caixa;
- estoque;
- faturamento;
- tributos;
- inventário de bens;
- gestão patrimonial, entre outros.
Com todos esses dados compilados e disponíveis, fica mais fácil manter a organização em ordem. Saiba mais sobre compliance fiscal e descubra como o ERP pode ser útil nesta questão!
O que é compliance fiscal?
A palavra é derivada do verbo “to comply”, que tem como significado “cumprir uma norma” ou estar “em conformidade”. Quando nos referimos a compliance fiscal devemos entender que é um processo que ajuda a empresa a garantir que está em dia com a Receita Federal do Brasil (RFB).
Vale lembrar que o Brasil sofre dezenas de alterações fiscais todos os anos. Cabe à empresa estar em dia com todas elas, para evitar multas e garantir que ela possa funcionar. Tudo isso só é possível se as instituições estiverem preparadas, com os dados necessários em mãos, para que todos os procedimentos exigidos possam ser entregues nos prazos estabelecidos.
Como fazer isso? A melhor forma de ter os dados necessários à fácil acesso, atualmente, é com a ajuda da tecnologia. É neste momento que o ERP torna-se útil para a compliance fiscal da empresa.
Como o ERP colabora para o compliance fiscal?
Toda empresa tem um volume gigantesco de dados e, cada um deles, é gerado pelo departamento específico. Enquanto um departamento lida com contratos com empresas, o outro seleciona novos colaboradores e assim por diante.
O problema é que quando cada setor armazena os seus dados, sempre que alguém precisa deles deve solicitar e aguardar o retorno da pessoa responsável. Isso deixa o processo mais moroso e pode fazer com que os prazos da Receita Federal não sejam cumpridos.
Já quando a empresa investe em um sistema de gestão eficiente, o ERP, ela tem uma ferramenta que consegue organizar as informações e reuni-las, de forma que todas estejam disponíveis, praticamente em tempo real.
Além disso, o ERP também é capaz de automatizar e controlar os processos fiscais. Dessa forma, é possível realizar a validação das informações, bem como ter acesso aos cálculos corretos, com tempo de entregar tudo em dia para a Receita Federal. Isso é possível porque a pessoa responsável pelo trabalho passa a ter acesso a tudo que precisa, com apenas alguns cliques. Ela acessa o sistema, consulta os registros e realiza o procedimento necessário.
Assim, podemos destacar dentre as vantagens do ERP para o compliance fiscal:
- processos integrados;
- mais agilidade em consultar os dados;
- documentos fiscais recebidos automaticamente;
- o cruzamento de informações é automatizado;
- evita erros e melhora o rendimento da equipe.
Na Sispro você encontra o que precisa para ter todas essas facilidades. Entre em contato conosco agora!