É suficiente ter uma carteira recheada de clientes se a empresa não possui os mecanismos e ferramentas para nutrir, engajar e fidelizar? É provável que os resultados sejam pequenos, mas você sabia que o CRM tem se tornado o centro das iniciativas digitais?
Isso porque vertentes como o marketing digital em alinhamento com a experiência do cliente, colocam o CRM no centro do holofote das ações estratégicas. Mas se você ainda não se convenceu de que precisa dessa ferramenta entremeada em sua organização, nosso foco é te convencer hoje.
Portanto, reunimos informações que mostram o que você pode ganhar em resultados e crescimento de vendas, inclusive, consolidar a marca no mercado. Não fique de fora desse movimento que é o futuro das vendas modernas. Confira!
A importância do CRM às iniciativas digitais das empresas
Diferentemente do que muitos pregam por aí, o CRM de vendas não é mágico, pelo contrário, é uma ferramenta com alta capacidade de interpretação do método de consumo, que age inteiramente baseada em dados.
É justamente por isso que podemos dizer que ao, implementar uma ferramenta de interação com o consumidor, automaticamente você altera todo o escopo do seu processo comercial. Impactando na abordagem dos vendedores e cultura organizacional.
Especialistas afirmam que o CRM de vendas ainda será alvo de muitas transformações na forma como as empresas vendem. A promessa é de que várias tendências tecnológicas sejam centradas na complementação do CRM, dada sua importância para a estratégia comercial atual e potencial para evolução.
Abaixo, mostraremos 4 aspectos indicando que, investir em um CRM, é imprescindível para que sua empresa atinja a diferenciação dos concorrentes:
1. Total centralização das informações: a centralização influencia no time de vendas que analisa cada etapa e oportunidade e ganha margem para ser mais contundente;
2. Maior organização e acesso direto ao histórico: as informações ficam dispostas a favorecer a análise das oportunidades e leads, além de oferecer um histórico rico em detalhes sobre suas necessidades;
3. Amplo insight sobre os perfis dos clientes: a partir de cada interação a base é nutrida com informações que, aos poucos, complementam o perfil dos clientes;
4. Ações que resultam em mais fidelização: todo o fluxo centralizado das informações gera conhecimento sobre as dores, permitindo à força de vendas criar ações personalizadas, engajando e fidelizando o cliente.
Como identificar a necessidade do CRM na sua empresa
O brasileiro tem o costume de não buscar a inovação, simplesmente por não visualizar como seu negócio pode ganhar com isso.
A estagnação é o maior mal que pode acometer um negócio e, para reverter isso, criamos um passo a passo que te ajudará a identificar a necessidade de investir em um CRM.
Passo 1 – Você percebeu que suas informações estão desorganizadas
Sua base está abarrotada de informação, mas isso preocupa gestores e time de vendas, pois não há um mínimo em organização. Logo, encontrar as oportunidades e leads qualificados não é fácil. Sabe o que quer dizer? Um CRM viria a calhar!
Passo 2 – Por mais consumidores que atraia, afunilar o relacionamento é complexo
Os gestores observam as oportunidades criadas, mas falta aquele último degrau para consolidar o relacionamento. O problema pode estar em alguma etapa do funil de vendas, em especial na última etapa. Isso porque as oportunidades precisam virar vendas.
O CRM de vendas evidencia cada elemento do seu pipeline, pois monitora de perto os dados presentes na base e oferece meios para que os vendedores consigam ir além.
Passo 3 – Vendedores reclamam constantemente da falta de dinamismo inovador
Você já parou para pensar que, para alargar o número de vendas, é preciso um posicionamento de ação ao invés de reação? Antecipar-se às necessidades e método de consumo é crucial para estimular números. Mas a falta de inovação e dinamismo no comercial, resulta em ações enfraquecidas.
Por isso, você precisa mais do que nunca de um CRM, ainda mais se o seu negócio está em home office, visto que a geração de dados é ainda mais vigorosa nesse meio, ou seja, a ferramenta de vendas é a ponte que liga ambos os lados.
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