No senso comum, é normal pensar que contrair empréstimos esteja sempre associado a algo ruim; no entanto, tal ação pode ser adotada como uma boa estratégia para empresas que querem elevar o seu poder de negociação por meio do aumento do capital de giro. Nesse cenário, consoante dados do Pronampe, em 2021, estima-se que mais de 25 bilhões de reais foram viabilizados para empresas brasileiras na forma de empréstimos.
Diante disso, é muito importante que os gestores mantenham sempre em dia os dados da gestão patrimonial do negócio, visto que são essas informações que podem garantir, na hora certa, bons empréstimos.
- Então, para ajudar você que quer saber mais sobre isso, preparamos uma explicação completa sobre a avaliação de bens para fins de garantia bancária – medida essencial para demonstrar a credibilidade da sua organização.
Por isso, continue conosco nessa leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
O que é a avaliação de bens?
Esse processo consiste na elaboração de um laudo por um profissional capacitado – em geral engenheiro – que ateste o valor de um bem seguindo os parâmetros estabelecidos pela ABNT, pelo IBAPE e pelo INMETRO. Nesse método, é possível avaliar imóveis, máquinas e outros equipamentos.
Quando e por que ela é utilizada para fins de garantia bancária?
Na obtenção de empréstimos é bastante comum que a organização precise fornecer alguns bens para fins de garantia, é nesse momento que pode ser necessário um laudo com a avaliação do bem oferecido, a fim de colaborar para aumentar a credibilidade do tomador de empréstimo.
- Sob tal ótica, a avaliação será utilizada para incrementar a confiança do negócio, visto que além do bem em si, o tomador ainda disponibiliza uma documentação que garante o valor do item oferecido como garantia.
No cenário descrito, é preciso estar atento aos riscos causados pela falta de controle de bens que podem prejudicar a elaboração de um bom laudo, uma vez que sem dados corretos disponíveis, a avaliação do engenheiro pode ser comprometida.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a avaliação de bens, siga nesse texto e entenda como ela acontece na prática!
Como acontece a avaliação de bens?
Independente do bem, existem 5 etapas que são comuns em todo o processo de avaliação, são elas:
- Análise de documentação – Nesse momento, são verificados todos os documentos que representam o patrimônio em questão. No caso dos imóveis, verifica-se, por exemplo, o IPTU e, para máquinas, serão analisadas as notas fiscais.
- Vistoria física – Aqui, o profissional irá averiguar as condições de uso do bem em questão, e, no caso de maquinários, serão exigidos pareceres sobre a manutenção, tudo para que a vida útil seja estipulada corretamente.
- Pesquisa e coleta de dados – Nessa etapa, é feita uma pesquisa de mercado. A partir disso, para os imóveis, é comum que seja conferido o valor das construções vizinhas.
- Avaliação – É nessa fase que são elaborados todos os cálculos que vão constar no documento que irá servir para fins de garantia.
- Laudo – Elaboração de um documento completo que assegure o valor de mercado do bem assim como o seu valor em caso de liquidação forçada.
Atenção: quando se trata de máquinas, entre a pesquisa de dados e a avaliação, é necessário que se avalie se são máquinas descontinuadas – fabricante fechou/ não atua mais no segmento – ou equipamentos importados – caso em que é necessário pesquisar sobre a máquina no país em que foi fabricada.
Quais são os fatores para estar atento durante a avaliação?
O seu laudo só terá valor se estiver de acordo com as normas em vigência e for registrado nos órgãos competentes, de modo que é fundamental a escolha de um profissional capacitado que garanta o cumprimento dessas necessidades.
Lembre-se: a finalidade da avaliação deve ser registrada no laudo, ou seja, se será utilizada para fins de garantia, isso deve constar no documento.
Além disso, para que o laudo seja bem elaborado é muito importante que as informações que o engenheiro pode vir a precisar estejam organizadas, corretas e com fácil acesso. Dessa forma, é essencial que nesse momento a sua gestão patrimonial esteja atualizada.
Com as suas dúvidas sanadas e as etapas da avaliação compreendidas, você já está pronto para contratar laudos de avaliação dos seus bens quando forem necessários para fins de garantia bancária. Pensando nisso, nós temos uma funcionalidade que pode ajudar nesse processo.
A SISPRO desenvolveu um Sistema de Gestão Patrimonial para os seus dados sejam sempre atualizados e bem protegidos, tudo planejado considerando a importância de as suas informações patrimoniais estarem corretas e seguras durante as suas transações.
Quer saber mais? Conheça agora mesmo as 10 razões para investir em um Sistema Cloud de Gestão Patrimonial.
Quando bem realizada, a avaliação agrega muita credibilidade para o seu negócio, então, é muito importante que você não fique com nenhuma insegurança em relação ao que tratamos nesse texto.
Por isso, se ficou com alguma dúvida sobre os pontos citados, deixe nos comentários!