A má gestão financeira é um dos grandes fatores que leva uma empresa à falência. Nessa análise, a principal medida para garantir segurança na gestão patrimonial é realizar um controle criterioso de bens, fazendo uso de dados sempre atualizados e mantendo-os disponíveis para consulta.
Além disso, merece destaque a importância do bom gerenciamento de bens na empresa, uma vez que é dessa boa gestão que partem informações que norteiam as ações que garantem a rentabilidade da organização.
Dada a relevância do assunto, elaboramos esse post para que você entenda tudo o que precisa saber sobre os relatórios patrimoniais e como eles impactam momentos de decisão no seu negócio.
Continue conosco nessa leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Relatórios patrimoniais, o que preciso saber sobre isso?
Por mais que a expressão soe simples, é comum que muitos questionamentos acompanhem o tópico “relatório patrimonial”. Assim, confira abaixo os principais pontos que você deve conhecer sobre esse documento.
O que é um relatório patrimonial?
Comumente conhecido como balanço patrimonial, podemos dizer que o relatório é um “Raio-X” da realidade financeira da empresa. No documento constam todos os bens que a empresa possui, sempre catalogados com muita precisão. Vale ainda destacar que as informações disponíveis funcionam como um inventário que pode ser muito útil.
Qual a importância de manter o inventário patrimonial em dia?
Antes de responder essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para o leitor: você sabe o que está no inventário patrimonial? A resposta é simples: tudo o que pode ser convertido em dinheiro.
A partir disso, fica mais fácil entender a importância do inventário, visto que o que consta nesse relatório é a situação clara do patrimônio da empresa. Nessa ótica, queremos chamar a atenção para o quanto esses dados podem significar para os atuais ou possíveis investidores da sua empresa.
Desse modo, considere que quanto mais atualizadas e transparentes forem as informações que você apresenta ao mercado, maior a credibilidade que o seu negócio transmite para quem está pensando em investir.
Como o relatório patrimonial torna as decisões da empresa mais assertivas?
Empresas que buscam por melhoria constante e crescimento no seu mercado de atuação precisam estar sempre atentas à sua área financeira, assim, dentre as vantagens do relatório, destacam-se 4 tópicos esclarecidos por esse documento:
- Onde você deve investir;
- O que está trazendo prejuízo financeiro para a sua empresa;
- Em qual área você deve alocar mais recursos no próximo ano;
- O que tem trazido mais retorno para o seu negócio;
Nesse cenário, o relatório patrimonial permite que os gestores tenham uma visão bastante precisa e criteriosa sobre os números da empresa para tomar decisões que garantam que a organização se manterá rentável. Isso quer dizer que a partir dos dados dispostos no balanço do patrimônio, é possível planejar com assertividade as ações futuras do negócio.
Um exemplo sobre a assertividade trazida pelo relatório é no caso da depreciação de itens, graças a esse material é possível prever com antecedência quando será necessário fazer novas compras. Assim, investimentos são feitos sem colocar o caixa do negócio em risco.
Outra dúvida comum em relação aos relatórios patrimoniais diz respeito à periodicidade com que precisam ser feitos. Por isso, se desejar mais informações desse tema, confira o post completo que fizemos sobre o assunto!
O que precisa constar no inventário patrimonial?
Agora, a fim de ajudá-lo a elaborar o seu inventário da melhor maneira possível, destacamos alguns pontos que não podem ficar de fora da sua catalogação. Continue nessa leitura e confira!
Se você está elaborando ou vai elaborar um relatório patrimonial, confira se todos os itens têm os seguintes dados disponíveis:
- Vida útil
- Código
- Data de Compra
- Valor de aquisição
- Taxa depreciativa
- Número de série
- Descrição detalhada
- Categoria em que se encontra o bem
- Responsável
- Área do responsável
- Descrição do local
- Quando possível, imagens anexadas
Se respeitadas, cada uma dessas informações colabora para aprimorar o relatório, o que torna esse instrumento cada vez mais potente para guiar decisões assertivas. Além disso, desse modo é possível evitar riscos no gerenciamento patrimonial.
Agilidade e praticidade para os seus relatórios de controle patrimonial
Antigamente, por demandar de muitos dados, fazer um bom inventário era uma tarefa que demandava diversos profissionais e, mesmo assim, estava bastante suscetível a erros que colocavam muitos negócios em risco.
No cenário atual, graças aos avanços tecnológicos, é possível otimizar essa tarefa com a ajuda de um software completo para a sua gestão patrimonial.
Assim, a sua equipe fica longe das tarefas puramente operacionais e repetitivas, ganhando mais tempo para investir na produtividade inteligente. Junto disso, a automação mitiga os erros e garante mais assertividade para os dados.
Dessa maneira, é essencial destacar que a automação fornece relatórios automáticos com agilidade, oferecendo sempre informações atualizadas para guiar decisões seguras e rentáveis no seu negócio.
Sispro, soluções que transformam
Referência em todo o território nacional e premiada pelas soluções que entrega, a Sispro desenvolveu um software completo de gestão patrimonial para auxiliar você a fazer relatórios mais precisos e a tomar decisões bem embasadas.
Então, agora que você já leu até aqui, saiba mais hoje mesmo sobre o que é a automação de processos e entenda de que forma essa prática traz mais eficiência e praticidade para o seu controle patrimonial!