Aprenda a fazer um planejamento orçamentário empresarial

Durante uma entrevista ao portal G1, o consultor Haroldo Matsumoto afirmou que as empresas não quebram por falta de clientes, mas sim por falta de planejamento. Pensando nisso, hoje vamos ensinar para você o passo a passo de como realizar o planejamento orçamentário do seu negócio e garantir a sustentabilidade da sua operação.

Um exemplo de como o planejamento pode impactar positivamente a sua empresa é quando tratamos da importância da depreciação de bens na saúde financeira. Como vários outros parâmetros, a depreciação é uma das informações estimadas na previsão de orçamento.

Então, continue conosco nessa leitura e entenda o que é planejamento orçamentário e como ele beneficia a sua empresa!

Planejamento orçamentário: o que é isso?

Chamamos de planejamento orçamentário o plano prospectivo para o caixa da empresa. Na elaboração desse relatório a equipe se utiliza do histórico financeiro do negócio para prever, por exemplo, lucros e despesas da organização nos meses seguintes.

  • É relevante destacar que não há uma única maneira de planejar o orçamento do negócio, inclusive, as formas de elaborar esse material variam em razão do porte e da realidade de cada organização.

Assim, existem 6 tipos de planejamento orçamentário que são utilizados nas empresas:

  1. Planejamento estático – esse plano tem como principal característica manter o orçamento sem alterações, mesmo que a realidade prevista mude. Em geral, são feitas revisões por trimestre/semestre.
  2. Planejamento contínuo – a revisão é mensal, mantendo as informações sempre atualizadas. Uma grande vantagem desse planejamento é que as ações podem ser repensadas e mais acertadas à realidade da empresa mês a mês.
  3. Planejamento flexível – uma grande vantagem desse planejamento é a criação de margem. Por exemplo: caso haja necessidade de contratar um novo serviço que antes não havia sido previsto, isso acontece sem prejuízos ao caixa da organização.
  4. Planejamento matricial – nesse plano, o destaque é para o equilíbrio. Na previsão matricial, o departamento que gastou menos que o estipulado irá cobrir aquele que gastou mais. Assim, a operação se mantém sem engessar os recursos.
  5. Base zero – esse é o único planejamento em que o histórico não é considerado e que a previsão é feita desde o início, considerando apenas o período vigente. Ideal para organizações que querem novos rumos para o negócio.

Planejamento orçamentário: benefícios que você precisa conhecer

Se muitas empresas quebram por falta de planejamento, o que é que faz o planejamento para garantir que muitas se mantenham saudáveis? A resposta é simples: guia ações.

Uma organização planejada toma decisões mais acertadas, fundamentadas em fazer o melhor uso dos recursos que a empresa possui. Além disso, o caixa fica mais organizado, potencializando a sustentabilidade do negócio.

Logo, aliados aos benefícios de tomar melhores decisões e de organizar o caixa, ganha-se mais lucratividade para a organização, que acha formas de reduzir custos graças ao planejamento.

Planejamento orçamentário: aprenda a fazer

Apesar de os tipos de planejamento serem diversificados, o passo a passo se repete e é útil para ser replicado em modelos variados.

Como realizar a previsão orçamentária:

  • Colete dados atualizados do seu negócio – mesmo tratando-se de uma previsão, para ser assertivo, o planejamento precisa estar fundamentado em perspectivas consistentes.
  • Defina as bases que serão utilizadas – os parâmetros mais comuns na elaboração do planejamento são custos, despesas, receita e lucro.

Nesse passo, uma questão que costuma ser complexa é o fato de que, para prever despesas, os impostos também precisam ser levados em consideração.

Por isso, elaboramos um e-book sobre agenda tributária para ajudar você nessa etapa da previsão de orçamentos.

  • Alinhe expectativas à realidade – uma grande chave para não se frustrar com o planejamento é pontuar expectativas condizentes com a realidade do negócio. Se os seus dados apontam chances de crescer 20% ao ano, planeje-se a partir dessa previsão.
  • Simule cenários – simule diferentes cenários, tanto positivos quanto negativos. Essa ação é essencial para estipular margens de segurança para as flutuações que podem ocorrer no mercado.
  • Monitore resultados – acompanhe a evolução do seu planejamento ao longo do ano, mesmo que o sistema escolhido seja o contínuo. Isso é o que garante ações assertivas realmente assertivas a partir do que foi planejado.

Visto o passo a passo, chegou o momento de falarmos sobre alguns erros que você deve evitar para que o seu planejamento seja de qualidade. Siga nessa leitura e confira!

Planejamento orçamentário: erros comuns

Considerando a complexidade que envolve prever números para o ano do negócio, sem um controle criterioso vários equívocos podem surgir nesse processo. Por isso, fique atento aos 3 que mais se repetem:

  1. Não inserir o planejamento como cultura: de nada adiantará elaborar previsões se toda a cultura da empresa não estiver educada e alinhada para valorizar o que foi estipulado. É preciso que todos reconheçam o valor do planejamento.
  2. Subestimar as despesas e os custos: um dos grandes erros das organizações é não delimitar uma boa margem de segurança para sustentar a operação em casos de aumento inesperado de custos e despesas, subestimando essas bases.
  3. Não controlar o orçamento: sem acompanhar com frequência como está indo o seu caixa a partir do que foi planejado, custos emergenciais e oscilações no mercado podem fazer um verdadeiro rombo no seu caixa.

Reforçamos que para manter o que foi planejado é preciso realizar a análise constante do procedimento que está sendo desenvolvido a partir das previsões.

Planejamento orçamentário: garanta mais qualidade com a inovação!

Atualmente, todos os procedimentos explicados nesse blog post podem ser realizados com praticidade e eficiência graças aos avanços tecnológicos.

Em função disso, o planejamento orçamentário pode ser desenvolvido de forma muito mais assertiva para garantir boas decisões. Isso acontece porque erros que, por décadas, se repetiram, hoje são mitigados quando o negócio usa a inovação ao seu favor.

Veja mais

Acompanhe as tendências de mercado

Preencha o formulário abaixo e receba as atualizações do momento