Diante dos avanços que a tecnologia traz ano a ano, a simplificação de processos se tornou uma grande prioridade para empresas de diferentes portes. Assim, o e-CAC se destaca como uma ferramenta que otimiza a gestão empresarial e “desengessa” processos que antes demandavam muito do tempo da equipe.
Pensando nisso, neste blog post vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o e-CAC, o que é, qual a função, como pode auxiliar a sua empresa e muito mais!
O que é o e-CAC?
Criado em 2005, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), é uma plataforma digital desenvolvida pela Receita Federal para modernizar serviços e garantir mais agilidade na resolução das demandas dos contribuintes. Nessa ótica, o portal proporciona uma comunicação direta com o órgão público, eliminando a necessidade de ir até uma agência do Fisco para acertar pendências.
Também é importante destacar que a proteção dos dados tramitados via e-CAC, é assegurada pelos servidores do governo, de modo que cabe à Receita fornecer total sigilo para as informações fiscais compartilhadas no portal. Desse modo, os gestores têm segurança e encontram no portal uma plataforma segura para evitar erros na gestão fiscal. Vale ainda ressaltar que a plataforma atende pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Como funciona e como acessar o e-CAC?
Na ferramenta, é possível, com bastante agilidade, realizar diversas consultas e ações que dizem respeito ao setor fiscal, de modo que o e-CAC se destaca pela praticidade que traz, para a rotina das empresas, que lidam diariamente com obrigações fiscais.
Então, confira algumas ações possíveis de fazer pelo portal:
- Emissão de certidões e consultas à situação fiscal;
- Cobrança e fiscalização;
- Declarações e demonstrativos, como de Imposto de Renda;
- Inscrições na Dívida Ativa da União;
- Pedidos de restituição e compensação;
- Sistemas de senhas e procurações e serviços do Simples Nacional;
- Consultas à legislação e processos;
- Pagamentos e parcelamentos;
- Regimes e registros especiais;
Então, para garantir o acesso do seu negócio e-CAC, 10 passos simples devem ser seguidos:
- Acesse a página de login do portal e-CAC
- Clique na opção “Saiba como gerar um código de acesso”
- Escolha “gerar código de acesso para pessoa jurídica”
- Forneça CNPJ da empresa, CPF do responsável e data de nascimento
- Digite o número do recibo do IRPF dos últimos dois anos e crie uma senha
- Clique em “Gerar código”
- Anote o código e sua validade (24h)
- Retorne à página de acesso do e-CAC
- Informe o CNPJ, o código de acesso e a senha
- Clique em “Avançar”
Depois desses 10 passos, o acesso já está liberado e o usuário pode aproveitar todos os recursos do e-CAC para agilizar a gestão e simplificar o cumprimento das obrigações.
O e-CAC como aliado para empresas
Uma vez que o e-CAC funciona como um portal que centraliza uma grande gama de serviços, a ferramenta se destaca como uma grande aliada para que as empresas se mantenham em dia com as suas obrigações fiscais. Nesse cenário, considerando tudo o que é possível fazer via plataforma, o sistema agiliza a governança fiscal e dispensa deslocamentos demorados até as agências da Receita, reduzindo as burocracias da rotina do negócio.
Assim, a Central de Atendimento representa uma grande inovação que, desde 2005, é aprimorada para oferecer aos gestores controle completo e facilitado sobre as suas demandas junto ao Fisco. Dessa forma, o e-CAC simplifica as entregas fiscais e mitiga a incidência de retrabalhos, uma vez que os dados podem ser consultados periodicamente no portal.
Simplificando processos e impulsionando a eficiência empresarial
Diante do que vimos, torna-se claro que o e-CAC é um grande exemplo de como a tecnologia pode transformar a forma como as empresas lidam com as suas responsabilidades burocráticas. Isso porque o portal proporciona praticidade e segurança para a área fiscal que, se não gerenciada adequadamente, pode trazer sérias multas e prejuízos financeiros para a organização.
Sendo assim, na busca por formas de otimizar a gestão da sua empresa e assegurar a conformidade das obrigações legais, a utilização do e-CAC deve fazer parte da rotina do seu negócio. Lembre-se: a modernização dos processos fiscais garante conformidade e transparência para as ações da empresa.
Por isso, preparamos um material completo e exclusivo sobre a “Como ter mais agilidade na governança fiscal”, com tópicos importantes sobre o papel da inovação tecnológica nesse processo! Acesse agora mesmo o guia completo!