Agora que você já sabe o que é um ERP e qual a sua importância para os negócios, vamos conversar sobre como um bom ERP pode potencializar as vendas da sua empresa. Neste post, vamos tratar de alguns diferenciais competitivos que uma solução integrada de gestão empresarial (ERP) pode trazer para o seu departamento comercial. Veja:
Automatização de processos
Comum a todas as áreas da empresa, a automatização de processos fornecida pelo ERP está ligada à produtividade do back office, cujo apoio é fundamental para quem sai a campo para vender, mas também à excelência das negociações.
Em outras palavras, ao ter todas as informações de estoque, custos e controle de margens que podem ser negociadas disponíveis numa única aplicação, a equipe de vendas consegue agilizar suas tarefas e fechar negociações com resultados mais positivos. Num único acesso, é possível visualizar as mercadorias que estão em estoques, aquelas que têm menor saída e, por isso, precisam de uma força de venda maior.
Relatórios gerenciais integrados
O ERP oferece relatórios gerenciais que cruzam informações de finanças, controladoria, manufatura etc. Estes relatórios podem ser utilizados para visualizar o desempenho das vendas tanto do ponto de vista da quantidade de produtos vendidos, como dos lucros obtidos, a média de formas de pagamento oferecidas aos clientes etc., o que pode ser analisado para direcionar os esforços de vendas – inclusive, permitindo correção de rotas para evitar surpresas durante os períodos de confrontamento do que foi planejado com os resultados.
Melhoria no relacionamento com os clientes
Oferecer aos clientes informações mais precisas de disponibilidade de estoque ou ter mais poder de negociação, por ter as informações de custos atualizadas, pode mostrar aos clientes um esforço maior em seu atendimento.
Por outro lado, a diminuição do tempo entre a geração do pedido, seu faturamento e a entrega da mercadoria, também é um diferencial competitivo que satisfaz os clientes e, consequentemente, aumentam as chances de vender mais.
Um bom ERP deve permitir aos vendedores externos o acesso via web, evitando que eles precisem ligar para outras pessoas durante suas reuniões com os clientes. Imagine o impacto positivo que causa no cliente quando o vendedor consegue acessar os sistemas da empresa em algum dispositivo móvel como tablet ou smartphone?
Com um software integrado de gestão também é possível automatizar a frente de caixa, em lojas, com informações em tempo real, evitando filas e retrabalhos, o que agiliza a vida do cliente e aumenta sua satisfação.
Emissão de documentos eletrônicos
Agilizar o processamento de uma compra e a geração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), por exemplo, em um único sistema – que junte a entrada da venda, a baixa de estoque e o faturamento -, agiliza o processo e libera as pessoas para concentrar seus esforços na venda. Quanto menos as pessoas estiverem ocupadas com os processos (o que acontece quando elas têm que operar diversos sistemas ou planilhas), mais elas poderão vender.
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Por Equipe Sispro
Fonte: Sispro Software Empresarial – 05/12/14