No filme “Her”, é retratado um romance entre um homem e o sistema operacional do seu celular, de forma que é explorado na história o encontro afetivo que passa a existir entre o homem e a inteligência artificial.
Apesar de se tratar de uma ficção, o longa-metragem nos leva a uma importante reflexão da atualidade: o quanto os sistemas operacionais sabem sobre nós, uma vez que têm os nossos dados e, por consequência, o quanto esses dados são valiosos.
Mas afinal de contas, o que isso tem a ver com ativos de informação e gestão patrimonial?
A resposta é tudo. Ao ilustrar o quanto os dados são valiosos, no contexto empresarial o filme serve para reforçar algo que já bastante debatido, que é o fato de as informações que a empresa detém deverem ser tratadas como ativos.
Ou seja, da importância de armazenar e administrar os dados em posse da empresa com qualidade, entendendo que tratam-se de bens capazes de gerar lucro e fortalecer o desenvolvimento do negócio.
Por isso, no blog post de hoje vamos falar sobre como a Gestão Patrimonial reforça a segurança dos Ativos de Informação da sua empresa! Veja a seguir o tema em detalhes e as principais informações que você precisa conhecer!
O que são ativos de informação:
Para entender o conceito de ativos de informação, é necessário que você pense em todos os dados valiosos que a sua empresa possui. Conhecidos como bens intangíveis, ou seja, não têm a materialidade que um imóvel no seu CNPJ apresenta.
Por exemplo, as informações confidenciais dos seus contratos, a propriedade intelectual do que é desenvolvido nas suas soluções e, ainda, os planos estratégicos de investimento do seu negócio.
Todos esses dados são relevantes e podem gerar lucros para a sua empresa, portanto, devem ser administrados como parte do patrimônio da sua organização.
Como é feita a classificação dos ativos de informação?
A fim de assegurar a qualidade do controle, os ativos de informação devem ser classificados de acordo com a importância e a sensibilidade dos dados que carregam.
Nessa ótica, é fundamental que haja uma boa administração sobre estes bens, visto que é somente a partir de um bom controle de ativos que será possível identificar e categorizar as informações, atribuindo-lhes níveis de acesso e proteção adequados.
Para ilustrar as diferentes prioridades, podemos considerar que dados financeiros e informações pessoais de clientes são, em geral, classificados como altamente sensíveis e devem ter proteção redobrada.
Por outro lado, documentos mais corriqueiros do marketing podem ser considerados menos sensíveis, de modo que a necessidade de proteção é menos crítica do que se comparada à área financeira.
De que forma é garantida a segurança desses ativos?
Por meio da gestão patrimonial. Quanto mais qualificada é a administração do patrimônio de uma empresa, maior será a capacidade da equipe de proteção dos ativos a partir de abordagens precisas.
Isso significa que é graças à qualidade da gestão patrimonial que os dados serão corretamente identificados e classificados, tendo assegurado o monitoramento contínuo das informações para assegurar que não sejam violadas.
Nesse contexto, é o controle patrimonial que irá garantir a proteção dos ativos ao implementar políticas robustas, como controle de acesso, criptografia de dados e backups regulares.
Dessa forma, as organizações mitigam os riscos de vazamento, roubo ou perda de informações confidenciais que poderiam ser pulverizadas se não existisse um bom sistema de gestão em vigência no negócio.
4 dicas para fazer uma boa gestão dos ativos de informação da sua empresa:
Entendendo a importância dos dados para a geração de lucro e proteção dos recursos do negócio, elencamos aqui dicas que evitam riscos e perdas financeiras a partir da garantia da segurança da informação. Confira:
- Conte com uma equipe capacitada para avaliar e manejar corretamente as informações. É importante que os profissionais saibam identificar os ativos e, também, a forma segura de manipular cada dado quando o uso for necessário.
- Estabeleça políticas claras de segurança da informação, praticadas em todos os setores da organização. Isso inclui diretrizes para acesso, compartilhamento e armazenamento de dados.
- Implemente soluções de tecnologia, como antivírus e sistemas de detecção de intrusão. Além disso, conte com o auxílio de plataformas criptografadas para proteger os seus dados contra ameaças cibernéticas.
- Mantenha um sistema de monitoramento e auditoria regular para detectar atividades suspeitas e assegurar que as políticas de segurança estejam sendo praticadas. Assim, é garantida a autenticidade dos processos de proteção utilizados na empresa.
Garanta a proteção dos seus dados na solução que gerencia mais de 10 milhões de ativos!
Para uma gestão ainda mais eficaz e segura dos ativos de informação, conte com a SISPRO, líder em soluções de gestão patrimonial.
A SISPRO já soma mais de 50 anos de atuação no desenvolvimento de softwares e é reconhecida em todo o território nacional pela otimização que os sistemas da empresa levam para a rotina de milhares de organizações pelo Brasil.
No SISPRO Gestão Patrimonial, você tem acesso a uma ferramenta de controle criptografado de dados, inventário automatizado, relatórios sempre atualizados e muito mais para a garantia de uma administração robusta e eficiente dos seus ativos.
Proteja os seus dados com quem protege milhões de ativos de empresas de todo o Brasil! Conheça detalhes da solução SISPRO agora mesmo!