Se você é empresário ou gestor de uma empresa, com certeza já ouviu falar sobre computação em nuvem ou cloud computing, certo?
Apesar de recente, pois é comercializada apenas desde 2008, essa é uma tecnologia já consolidada e que, aliada a outras soluções, facilita o dia a dia dos negócios. Uma união bem conhecida do mercado, inclusive, é o ERP na nuvem. Saiba mais!
O que significa computação em nuvem?
Este texto foi desenvolvido para tirar qualquer dúvida em relação ao conceito de computação em nuvem. Então, além de explicar o que significa esse termo por alguns ângulos, também mostraremos que existem três tipos ou modelos de nuvem: pública, privada e híbrida.
Contudo, a parte dos conceitos não para por aí. Ainda há os tipos de serviços que podem ser oferecidos pelas empresas por meio da nuvem. Já foram mapeados cerca de 10, mas a maioria dos serviços está compreendida em três categorias amplas: SaaS, PaaS e IaaS, que significam software, plataforma e infraestrutura como serviço, respectivamente.
O termo cloud computing, que em tradução livre significa computação em nuvem, foi pronunciado pela primeira vez em 1997, em uma palestra, porém, a ideia remonta a 1960 e a John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP.
As características da computação em nuvem e seus benefícios
A principal característica dessa tecnologia, que acaba também se tornando um dos benefícios dela, é que está sempre disponível, pois ela possibilita um amplo acesso à rede, ou seja, à internet.
Junto a essa função, ainda pode-se elencar mais quatro características, que vão desde o autoatendimento sob demanda até a elasticidade rápida, condição que passa ao consumidor a impressão de se tratar de algo ilimitado, mas é apenas um serviço liberado com agilidade, conforme a demanda dos usuários.
Outro dos principais benefícios da computação na nuvem, que altera para melhor a forma de pensar na gestão dos recursos de TI e que leva uma empresa a usar a tecnologia, destaca-se a redução de custos ― um dos focos de qualquer negócio, correto?
Também como benefícios do uso dessa tecnologia estão: a escalabilidade global, a melhora na produtividade e o aumento da segurança.
O ERP na nuvem
Depois de captar em detalhes o que é cloud computing, suas características e benefícios, além da tecnologia em si, algumas empresas de software empresarial buscaram se integrar a essa tecnologia para formar ferramentas mais robustas, que é o caso da SISPRO.
Uma destas ferramentas é a nossa solução SISPRO ERP Cloud, que permite às empresas uma verdadeira revolução em sua gestão empresarial.
São inúmeros os benefícios do uso do ERP na nuvem, mas aqui vamos destacar o aumento da agilidade e do desempenho, uma vez que a solução é estável e garante o uso dos sistemas com total segurança.
A SISPRO se tornou uma das empresas mais experientes do mercado na área de soluções de gestão empresarial do Brasil, atendendo médias e grandes empresas de diversos segmentos do mercado com soluções personalizadas.
Entre essas soluções está o ERP Cloud que é um sistema específico para os segmentos de serviços e de gestão educacional.
O SISPRO ERP Cloud é um sistema ERP que cumpre com todas as exigências de gestão e operação da sua empresa, controlando a evolução dos objetivos do seu negócio por meio de processos e relatórios gerenciais completos.
Quer saber mais sobre a nossa solução ERP Cloud? Peça um orçamento que entramos em contato com você.
Evoluir é SIMPLES. Evoluir é SISPRO!