Ao debater a inevitabilidade do aumento das vendas as empresas costumam analisar apenas os processos, mas se esquecem do sistema responsável pela gestão de vendas. Temos bons exemplos de softwares como o ERP e CRM, fundamentais para alinhar as demandas do negócio.
Tais sistemas possuem características essenciais que fomentam práticas mais eficientes, ao passo em que diminuem os gargalos ao longo da jornada. Vale ressaltar que é possível investir em apenas um sistema, desde que conhecidas as necessidades da empresa.
Embora distintos em suas funcionalidades o ERP e CRM podem ser facilmente alinhados, garantindo uma frente única de operação. Através do alinhamento certeiro do potencial de cada ferramenta qualquer empresa pode almejar o aumento das vendas de forma orgânica, relevante e permanente.
Temos certeza que ficou instigado, então aconselhamos a leitura desse conteúdo que irá te posicionar quanto ao software de gestão ideal!
O que um moderno CRM agrega às vendas do negócio
O tema CRM já não é novidade aqui no blog, mas sempre é bom trazer novos contextos em que uma aplicação trabalha. Faz tempo que o software de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) deixou de ser apenas para o contato com os consumidores.
Essa solução se modernizou a ponto de influenciar até mesmo na gestão do funil de vendas do empreendimento. Afinal, sabemos que gerenciar a jornada de compra é o único meio de compreender seu comportamento de interação.
Portanto, quando a empresa empreende no CRM a gestão categoriza e enxerga os leads (potenciais clientes) de um ângulo pouco aproveitado. Conforme a jornada se torna mais evidente os gestores assumem uma habilidade primordial para estimular as margens de vendas, ou seja, o pós-venda.
Em virtude da compra realizada pelo lead concretizado é viável estender o relacionamento com o cliente, uma vez que esse é o comportamento que amplia de forma permanente o lucro.
Como a tecnologia do ERP amplia os números dos vendedores
É impossível debater sobre a importância do sistema integrado de gestão e não o relacionar às vendas, pois seu papel aqui é inerente ao sucesso de qualquer processo comercial.
Muitos softwares empresariais contam com o módulo de CRM, mas vamos nos ater agora à usabilidade que ele representa de forma geral.
O sistema de gestão é a principal engrenagem da máquina da empresa. Isso porque, sua integração dos setores e condicionamento das informações eleva e alavanca a equipe de vendas.
Desde a junção dos processos do setor de compra e venda até a gestão de estoque, o ERP unifica os dados e amplia o banco de dados do negócio. As informações circulam de forma a alimentar ademais setores, gerando um panorama único da saúde empresarial.
No momento em que ERP e CRM estão alinhados e atuando em harmonia o setor de vendas, alcança resultados preciosos. Nesse sentido, o procedimento se desenrola com transparência, sem complexidade e completamente sob o controle dos gestores.
ERP e CRM: 3 dicas para integrar as tecnologias a favor das vendas
1 – Alinhe os vendedores e estratégias de vendas ao software
Delegar responsabilidades é uma estratégia com alto potencial para resultados. Assim os setores conseguem desempenhar com grande produtividade suas demandas e obrigações.
Entretanto, tal estratégia deve ser apenas metade do caminho. Pois apenas os gestores não devem ficar incumbidos, mas sim toda a força de vendas. Os vendedores devem fazer parte inerente do processo de criação de estratégias.
Do mesmo modo que os gestores têm conhecimento os vendedores podem trazer insights transformadores. O resultado deve ser convertido num software de ERP mais completo e apto a entregar os resultados projetados inicialmente.
2 – Reconheça os obstáculos do seu processo de vendas
É possível ampliar as vendas de um determinado produto sem conhecer as variáveis que influenciam sua comercialização? É óbvio que não, correto? Então a tomada de decisão assertiva aqui é reconhecer cada um dos gargalos formados nos processos da empresa.
Uma das principais funcionalidades do software de gestão, seja ele um ERP completo ou apenas o módulo de CRM, e a automatização das rotinas e tarefas. Essa ação elimina os erros, claro, desde que evidenciados os problemas a serem solucionados.
Tal panorama é absorvido em formato de relatórios precisos que indicam pontos de atenção e procedimentos que devem ser reformulados.
3 – ERP e CRM formam um cenário sem complexidade
Quando mencionamos um cenário sem complexidade nos referimos aos fluxos de trabalho desempenhados pelos colaboradores. Isso porque, os sistemas de ERP e CRM simplificam tais fluxos, conforme as rotinas se tornam responsabilidade dos sistemas.
Liberando assim os profissionais para tomar decisões mais importantes e baseadas na experiência individual.
Com todas essas informações à mesa podemos tirar uma conclusão preciosa. Atualmente, não há como deixar de lado os fatores tecnológicos, ou seja, não há precedentes para a relevância de ferramentas como o ERP e CRM.
Nenhum negócio sobrevive no mercado sem essas ferramentas entrelaçadas aos seus processos. Contudo, não precisa se preocupar, pois estamos aqui para lhe auxiliar na implementação, seja num ERP ou no CRM. Não perca mais tempo e nos procure, acesse nossa página oficial e descubra como podemos ajudar a alavancar seu negócio!