A era tecnológica atingiu um posicionamento tão presente e conciso, permeando todos os níveis da indústria e do mercado em geral, que se consolidou ao não mostrar sinais de retração, pelo contrário, os processos como conhecíamos estão tão dependentes de ferramentas modernas, que a tecnologia é uma verdade irrefreável.
Embora pareça um cenário de calmaria e certeza de sucesso, é fundamental despertar para a realidade crua: a transformação digital exige completa flexibilidade e adaptabilidade das empresas, pois se trata de um processo em constante expansão.
Então, chegamos à compreensão de que a Era da Tecnologia é incontestável, e que a sobrevivência empresarial se dará por meio de sua presença, da cultura organizacional transformada e práticas gerenciais voltadas especificamente a esse cenário. Boa leitura!
Prova disso é a dura realidade que enfrentamos hoje
Ainda é grande o número de empreendedores céticos e relutantes quanto ao universo das tecnologias que rodeiam seus negócios. Esse posicionamento acaba prejudicando não apenas seu crescimento, mas coloca em risco a própria existência da empresa.
O que deve ser considerado, de fato, é que a transformação digital não precisa e nem deve acontecer da noite para o dia, isso é impossível. Entretanto, o ideal é promover a mudança em pequenos passos, adequando processos já existentes a novas ferramentas que ajustem seus moldes ao futuro.
Então, a dura realidade da crise de hoje, pode trazer melhor discernimento da forma como fazer negócio. É justamente da necessidade que surge a solução, a mudança, e muitas empresas certamente irão tirar lição das adversidades.
Em outras palavras, a crise ocasionada pelo Coronavírus está – mesmo que discretamente a muitos – acelerando sem precedentes a transformação digital. Grande prova disso é a massiva implementação do Home Office pelas empresas.
Apesar de não ser novidade alguma, a maioria maciça nunca tinha experimentou essa realidade, que agora, é a realidade de muitos. E quem tem a agradecer por isso são os clientes e consumidores, que veem de maneira inédita as empresas empregarem todos os seus recursos, a fim de solucionar suas necessidades.
Afinal, o intuito de tamanha mudança no cotidiano empresarial é justamente o de elevar a experiência do cliente, resguardando maiores chances de sucesso nessa relação inerente à expansão da organização.
3 maneiras de promover adequação à era tecnológica
1 – Concretizar a inovação dos processos
Atualmente, muito maior do que apenas o sucesso é garantir ao menos a longevidade do negócio. Nesse sentido, é crucial direcionar recursos à inovação operacional, dos processos e ações da empresa como um todo.
Se você tem dificuldades em compreender o conceito de inovação, pense assim: inovar é reflexo de difundir uma ideia ou procedimento e até mesmo um produto ou serviço, com o objetivo intrínseco de que, ao final do procedimento, o resultado seja algo inteiramente inédito, inovador e bem distante dos moldes predecessores a ele.
Todavia, sabemos que na prática nem sempre é tão simples desempenhar esse entendimento. Isso porque o conceito se torna aprofundado, pois se trata especialmente de sobrepor algo já existente por uma nova mostra que dilui por completo o padrão conhecido e preestabelecido.
Procure rebater a seguinte ideia: como seu negócio se porta hoje, na busca pela sistematização que traga resultados?
2 – Fazer mais do mesmo já não é suficiente
Saiba que a era da tecnologia é um caminho sem volta e que só lhe permite prosseguir a partir de uma nova postura, de novas atitudes e na busca pelo diferente.
Desse modo, é importante que a cada dia seus processos venham a perder os aspectos já conhecidos, viabilizando abertura a novas diretrizes.
Aqui existem dois pontos incontestáveis: a criatividade como base transformadora e a cultura organizacional como alicerce, que possibilita a real mudança. Dê início o quanto antes à nutrição dessas qualidades, pois serão requisitos básicos à era tecnológica.
3 – Estimular com agilidade a transição tecnológica
As empresas brasileiras têm passado ao longo dos últimos anos e, principalmente meses, um processo importante de transição tecnológica. Importante no sentido de que será necessário ter esse “background” já ativo, a fim de absorver o que virá pela frente.
Logo, por meio da adaptação e aquisição de distintas ferramentas e solução digitais modernas, tem se observado o impulsionamento de grandes benefícios e resultados.
Estruturada na grande oferta de promissoras tecnologias, as empresas de todos os portes e segmentos ganharam maior “poder de aquisição tecnológico”. Em outras palavras, a tecnologia está mais acessível, promovendo positivamente a expansão da modernidade nos processos.
Através dessa ótica podemos compreender que, futuramente, o grande desafio será remodelar a cultura da empresa, a fim de solidificar a presença da transformação digital.
A projeção de resultados deverá vir em forma de focalizar a experiência do consumidor, seja na promoção de emoções diferenciadas ou na oferta de valores inovadores que juntos irão engrandecer a experiência do consumidor.
Indiferente ao campo de atuação do seu negócio, a tecnologia deverá estar presente, pois, sem sombra de dúvidas, será um dos grandes diferenciais competitivos.Não deixe de acompanhar nosso blog, pois abordamos diariamente temas de extrema importância para seu negócio, até a próxima!