Certamente você sabe que para enfrentar a crise, serão necessárias inúmeras medidas adotadas pelas empresas, a fim de amenizar os impactos, e hoje, interligarmos a forma como a gestão de contratos pode auxiliar com autoridade esse cenário.
Se você, assim como nós e muitos outros negócios, está em busca de soluções diferenciadas para impulsionar a sobrevivência da sua empresa, recomendamos fortemente essa leitura, pois você pode encontrar aqui um novo direcionamento para seus processos. Vamos conferir?
Por que minha empresa deve priorizar a gestão de contratos nesse momento?
É imprescindível salientar que, assim como em qualquer outra crise já enfrentada, um dos processos empresariais que mais sofre é a rede de suprimentos. Isso implica em constantes e não rastreáveis contratempos para ambas as partes, ou seja, fornecedor e empresa.
Nesse sentido, é fundamental priorizar sua gestão de contratos de imediato. Isso porque através de processos bem controlados, o impacto de recorrentes interrupções é reduzido drasticamente, ofertando fôlego aos gestores.
Na prática isso acontece porque a empresa adquire visionamento amplo de suas demandas contratuais ativas. Além disso, a necessidade de mitigar ameaças é influenciada por decisões mais flexibilizadas e sólidas.
O que temos escutado muito é que tem havido grande dificuldade na administração assertiva de questões como: prazos, preços e informações comerciais dos clientes e fornecedores, tudo causado pela urgência repentina de reavaliar uma demanda contratual.
É como se todos foram pegos desprevenidos e acabaram enxergando a desorganização e falta de eficiência que sua gestão de contratos tinha, principalmente aquelas que não dispõem de um sistema que automatiza suas demandas.
Em suma, falta visibilidade e organização, características que regem uma boa gestão.
Entenda a finalidade da estruturação dos processos de contratos
Não adianta, é preciso fortalecer a estruturação dos processos dos contratos da empresa, isso é fato. Caso não tenha essa estruturação, a operação pode se tornar ainda mais complexa, uma vez que será preciso alinhar todos os procedimentos do negócio, mas vamos por parte.
De forma resumida, a estruturação deve ser norteada por três eixos que toda gestão dispõe: organização pontual, direcionamento de cada acordo e, sobretudo, planejamento que traz mudanças.
Isso abrange todos os acordos e contratos com terceiros, ou seja, desde prestadoras de serviços a clientes e fornecedores. Aliás, tudo deve ser alicerçado em:
1. Garantir a geração de valor às partes;
2. Assegurar a qualidade do processo até o término contratual;
3. Administrar toda a cadeia produtiva que rege um acordo;
4. Atestar a conformidade completa dos contratos.
Partindo da premissa de que uma gestão de contratos eficiente é capaz de encolher até 15% dos gastos empresariais, como deixar essa opção de fora, principalmente em tempos de crise?
Saiba que alcançar essa redução está intimamente relacionada à eliminação de processos manuais e promoção de uma “cultura paperless”. E a única forma de atingir essa condição madura de atuação, é por meio da tecnologia de um software eficaz, veja mais a seguir!
4 ganhos com uma gestão de contratos eficiente baseada na tecnologia
1 – Diminuição acentuada e consistente dos riscos
A partir da automatização sólida, todo o processo passa por uma estruturação que facilita o controle das demandas usuais do Ciclo de Vida do Contrato (CLM).
Somado a isso está a possibilidade de atuar no mais atualizado padrão, uma vez que suas condições, termos e políticas contratuais estão sob controle total da conformidade necessária para atingir objetivos e assegurar resultados.
2 – Eficiência operacional, maior rendimento e organização
É importante pensar na gestão eficientemente estruturada, como uma gama de etapas que segue um fluxo centralizado, tanto nas informações quanto nos processos.
Além disso, é viável estimular o alinhamento das informações referentes aos prazos e demais pormenores que todo contrato possui, a fim de habilitar maior participação dos profissionais que gerenciam essa ação.
3 – Tenha maior controle sobre os custos da empresa
A redução de custos provocada por um software específico para sua gestão, é na verdade, uma reação da reformulação da cadeia que controla os contratos, ou seja, são economias geradas a partir de maior organização, controle e eficiência ao gerir suas demandas.
Se você também sofre com renovações as quais gostaria de se ver livre, implicando em gastos desnecessários, isso também é evitado aqui.
4 – A tecnologia cloud a seu serviço
Não precisa de expertise na área da tecnologia para entender como uma Solução Cloud beneficia a empresa, não é mesmo?
Isso porque por meio da segurança ampliada e da alta disponibilidade das informações, indiferente ao momento requisitado, os gestores conseguem acompanhar em tempo real o panorama atualizado das questões contratuais, identificando assim, oportunidades e garantindo a prevenção de acordos ruins ao negócio.
E se você tivesse uma condição especial ao alcance?
Perguntamos isso, pois, atualmente estamos com uma condição imperdível na Solução SISPRO Gestão de Contratos.
Se trata do Plano One, que é uma possibilidade real para seu negócio ampliar a conformidade contratual e, acima de tudo, atingir a condição de redução dos custos, afinal, enfrentamos esse momento juntos, não é verdade?
Com esse plano ofertamos mais de 10 recursos diretos para sua gestão se ver livre dos gargalos que impedem a sobrevivência nesse momento. Quer saber mais sobre a nossa solução e como adquirir agora mesmo?
Então, acesse para conversar com a gente, pois temos certeza de que podemos vencer este momento juntos, estamos te esperando desde já!