Para motivar a equipe, não basta apenas treinar o pessoal do recursos humanos e garantir que o salário seja pago em dia. É preciso fazer mais! Ter um ambiente de trabalho agradável, oferecer móveis adequados, dar benefícios como plano de saúde são ações interessantes. Além disso, é indicado implantar a cultura de feedback na empresa.
Quando ela faz parte da rotina da instituição, ajuda a motivar a equipe, atingir melhores resultados e aumentar a produtividade. O que acha de conquistar tudo isso em sua instituição? Conheça mais sobre a cultura de feedback e descubra como implantá-la!
O que é cultura de feedback?
O nome pode até soar um pouco estranho, mas cultura de feedback nada mais é do que manter o diálogo com os funcionários. Essas conversas servem tanto para criticar, quando for o caso, quanto para parabenizar quando uma meta for atingida, por exemplo.
Esse diálogo constante, proposto pela cultura de feedback, ajuda na evolução do profissional, incentiva o respeito entre os profissionais e até mesmo a colaboração entre as equipes.
Sem contar que, muitas vezes, o contratado faz o possível e o impossível para bater uma meta alta, consegue, e acaba não recebendo nem um “parabéns”. Será que essa mesma pessoa estará tão empenhada para correr em busca de bater a meta na próxima vez? Provavelmente não!
Assim, a cultura de feedback também ajuda a motivar a equipe e mantê-la preparada e focada para enfrentar os desafios futuros.
Como implementar cultura de feedback em seu negócio?
Se a sua empresa ainda não costuma ter o diálogo como algo natural, saiba que começar a implantar a cultura de feedback poderá ser um pouco trabalhoso. Afinal, a ideia não é dar um retorno pontual para a equipe, mas sim de forma constante.
Para isso, todos devem ser treinados. O chefe do recursos humanos, por exemplo, dará o feedback para a sua equipe, mas não será só ele. Todos os líderes devem estar prontos para oferecer um retorno. Veja algumas dicas para começar!
Conheça bem a equipe
A primeira coisa é compreender o perfil de profissionais que estão trabalhando em sua empresa. Nesse ponto da estratégia, o setor de recursos humanos poderá ajudar. Afinal, foram eles que selecionaram. É preciso entender:
- as necessidades da equipe;
- ambições;
- dificuldades pontuais de cada profissional.
Isso é preciso para que a cultura de feedback atinja de forma efetiva cada caso.
Seja sempre construtivo
A conversa deve existir não apenas para apontar defeitos e erros. A ideia é dizer no que o colaborador deve melhorar e procurar incentivá-lo a buscar a mudança. É preciso ter cuidado, pois críticas agressivas desmotivam e podem piorar as coisas.
Elogie
Assim como você, os colaboradores têm pontos fortes e fracos. Use esses momentos de feedback para elogiar a pessoa e enfatizar o que ela tem de melhor. Além disso, lembre-se de que cada pequeno passo é importante para o todo.
Assim, é preciso lembrar-se de que grandes feitos podem até ser bons, mas as pequenas atitudes devem ser reconhecidas. Para que a cultura de feedback possa ser implantada de forma correta, é preciso conhecer bem a equipe. A SISPRO possui ótimas ferramentas, que vão ajudar neste trabalho. Confira e solicite um orçamento.