Quando abordamos o capital humano é imprescindível associarmos o RH como peça-chave nesse cenário. O departamento de recursos humanos deverá ser o foco e exercer um posicionamento ainda mais estratégico para alinhar a tecnologia com a gestão do capital humano da empresa.
É justamente da necessidade de compreender o papel da transformação digital nas empresas e, principalmente, no RH, que criamos esse conteúdo.
Portanto, continue a leitura e entenda como a tecnologia influencia no gerenciamento do capital humano de uma organização. Se abster dos recursos tecnológicos é estagnar-se perante um mercado competitivo. Boa leitura!
Aprenda a relacionar o RH com a gestão de capital humano baseada na tecnologia
Não é de agora que o RH tem se tornando o precursor de uma transformação que altera por completo as ações e processos de uma empresa. Isso porque o setor ganhou um novo visionamento sobre as particularidades de cada atividade dentro da organização.
Através do monitoramento de indicadores bem delineados é possível que os profissionais de RH se tornem ainda mais estratégicos. Tudo para fortalecer o atingimento dos objetivos e metas do negócio.
É aí que entra o fator tecnológico em alinhamento com o capital humano. Na prática, a gestão do capital humano é responsável pela manutenção dos principais recursos dos colaboradores e seu desenvolvimento. Por sua vez, a eficiência e boas práticas são revertidas em resultados à empresa.
Dessa forma, a tecnologia permite o monitoramento da produtividade dos funcionários, da taxa de absenteísmo, do nível de engajamento das equipes e claro, da mensuração de resultados. E como isso é feito?
A automatização viabilizada pelo software de gestão mune o RH com tempo hábil na identificação de pontos de melhoria. Afinal, poucas serão as demandas a serem executadas manualmente, maximizando o campo de atuação dos profissionais.
Portanto, o processo de “diagnóstico” de gargalos é automático com a tecnologia e promove o direcionamento dos recursos às atividades de core business, ou seja, de crescimento.
A tecnologia será o norteamento das empresas na gestão de capital humano
Esse posicionamento apresenta todas as características de que será um movimento permanente nas empresas.
Dito isso, é natural assumirmos que para gerir o capital humano com eficiência, ampliando a margem de retenção de talentos, maximizando o engajamento dos colaboradores e abrindo margens para crescimento escalável, a tecnologia deverá permear os processos do negócio.
Isso porque a transformação digital é uma realidade não passível de ser ignorada. Além disso, tal processo entra em alinhamento com a descentralização do RH, que também é otimizada com a presença da tecnologia.
Na verdade, ambos os processos precisam acontecer em simultâneo, assim o RH se torna o eixo da transformação.
Por vezes pode ser complexo absorver tudo de uma vez, mas separamos 2 pontos que podem ser analisados para conhecer a qualidade e saúde do capital humano do seu negócio, afinal, é essencial uma análise prévia para estabelecer um método de atuação, não é mesmo?
Realize uma análise aprofundada da sua Cultura Organizacional
O autoconhecimento das características da cultura organizacional atual é vital para a implementação da tecnologia assertiva. Dentre os principais pontos de atenção estão:
1 – Definir o nível de inflexibilidade e engessamento dos processos atuais;
2 – Compreender se a gestão se move apenas verticalmente;
3 – Se há margem para que os colaboradores tomem partido nas decisões e mudanças;
4 – Quando existentes, as tecnologias ainda suprem as necessidades básicas para o crescimento da empresa?
Estas perguntas básicas podem promover um “start” aprimorado na hora de implementar os melhores recursos tecnológicos. Aliás, o desenvolvimento interno do seu negócio depende da ação conjunta entre gestores e RH.
O investimento em novas tecnologias deve ser discutido com afinco
É comum associar a tecnologia a altos custos, mas nem sempre isso é realidade. Por isso é que você deve realizar a análise anterior, ou seja, para identificar a aplicação das tecnologias adequadas ao seu negócio.
Desse modo, objetivando aumentar a valorização, ao passo em que a produtividade é estimulada, sua gestão e gestores devem discutir o investimento em um software de gestão como o alicerce para gerenciar o capital humano. No que se baseia um software?
É uma ferramenta desenvolvida com a mais alta tecnologia para entregar recursos que permitem aos gestores monitorar, por exemplo, desde o processo de admissão – focando em talentos natos – controle dos processos de pagamentos e até mesmo da demissão de colaboradores.
Em outras palavras, centraliza as ações automatizadas nas mãos dos profissionais de RH. Consegue conceber como é imprescindível para a qualificação do capital humano?
Se ficou interessado em unificar seus processos à tecnologia, mas ainda não sabe como, é só entrar em contato com a nossa equipe, temos certeza de que podemos fazer a diferença para seu negócio. Estamos aqui por você!
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