Um ambiente colaborativo pode ser o fator que falta para aumentar a produtividade da sua equipe. E ainda que pareça simples, oferecer conforto e promover boas relações no trabalho é um passo fundamental para engajar os colaboradores e reduzir o índice de problemas comuns nas empresas.
O fato é que as vantagens de um ambiente construído para a colaboração não para apenas no aumento da produtividade. Isso torna ainda mais importante que os gestores se preocupem em gerar ambientes colaborativos, principalmente se buscam um crescimento exponencial nos próximos anos.
Quer descobrir o que é um ambiente colaborativo e como ele pode auxiliar sua empresa a crescer? Continue lendo e confira!
Afinal, o que é um ambiente colaborativo?
Parece um sonho pensar em uma equipe em que todos trabalhem completamente em parceria e sintonia um com o outro? Pensar em um ambiente corporativo em que predomina um trabalho em equipe tão eficiente é difícil, mas não impossível, e depende de diversos fatores.
O que caracteriza um ambiente colaborativo é, justamente, a disposição e motivação dos colaboradores, que buscam, juntos, alcançar as metas traçadas pela gestão. Claro, um trabalho assim é crucial para empresas que possuem metas agressivas e querem um crescimento rápido, mas depende de muito mais do que apenas um bom salário para acontecer.
Dentre as principais vantagens de um ambiente desse tipo, está a diminuição do turnover da empresa, retenção de talentos com grande potencial, além do aumento substancial da produtividade de toda a empresa. E para conseguir isso não significa que a sua empresa precisa gastar mais dinheiro. Confira no próximo tópico alguns dos passos mais importantes para aumentar o bem-estar de toda a equipe!
Como criar um ambiente colaborativo na empresa ainda hoje?
O segredo de como criar um ambiente colaborativo está em pequenos detalhes tanto no próprio escritório, quanto também na própria gestão. É importante que todos os gestores da empresa estejam engajados em aproveitar o melhor das características de cada colaborador, aproveitando seus talentos e os guiando para melhorias.
Um ambiente de trabalho opressor, com gritos e críticas ferrenhas, quase sempre acaba em uma equipe completamente desmotivada. O estresse é um dos grandes causadores da falta de produtividade, e é responsabilidade dos gestores reduzir a tensão e guiar a equipe para os resultados.
Abaixo, confira alguns dos fatores mais importantes em um ambiente de trabalho colaborativo, e comece a aplicar já em sua empresa!
1. Estimule um ambiente colaborativo de confiança
O segredo para uma equipe engajada para gerar resultados é a confiança. Afinal, o objetivo de uma equipe é quase sempre trabalhar em prol de objetivos e metas, e isso só é possível se cada um confiar no trabalho do outro.
O que acontece é que muitos gestores estimulam a concorrência ferrenha no escritório, achando que, assim, cada funcionário vai sempre dar o melhor de si. O problema disso é que os colaboradores simplesmente param de trabalhar em conjunto, e ficam desconfiados, achando que a qualquer momento os colegas vão fazer algo para tirar vantagens da situação.
Por isso, é importante que a gestão estimule um relacionamento saudável entre os colaboradores, principalmente aqueles que fazem parte de uma equipe.
2. Proporcione um espaço de trabalho confortável
O espaço de trabalho também influencia muito em um ambiente colaborativo. O ideal é que todo o escritório esteja preparado para gerar uma sensação de bem-estar, além de estimular o trabalho em equipe.
Salas amplas, bem iluminadas e com espaço para que cada colaborador tenha a sua própria mesa, por exemplo, já gera bons resultados. Em contrapartida, separar cada membro da equipe em uma sala separada pode dificultar a comunicação e tornar o relacionamento muito mais complicado.
3. Engaje a equipe em objetivos comuns
Metas são importantes em toda empresa, e guiam todas para o crescimento. Porém, não é todo tipo de meta que vai tornar a sua equipe verdadeiramente produtiva, principalmente se você não investe em um trabalho em equipe de qualidade.
Uma maneira de engajar todos os membros e estimular o trabalho em equipe, são as metas e objetivos em comum. Ao invés de separar metas para cada colaborador, proponha uma meta geral, que deverá ser alcançado por toda a equipe em um período determinado de tempo.
Oferecer bonificações para toda a equipe se ela conseguir bater a meta também é uma maneira de aumentar o engajamento e fortalecer o relacionamento entre os colaboradores.
4. Invista em treinamento e capacitação da equipe
Um ambiente colaborativo precisa ser um em que o colaborador sente que está em crescimento constante. Afinal, se a rotina de trabalho é maçante e não rende nenhum aprendizado, é muito provável que os todos fiquem desestimulados e parem de gerar resultados.
Uma maneira de proporcionar crescimento para os colaboradores é investindo na capacitação e treinamento deles. Oferecer cursos e workshops algumas vezes no ano, por exemplo, é uma maneira de trazer inovação para dentro da empresa e engajar os funcionários no trabalho.
5. Tenha uma liderança forte (e confiável)
Todo ambiente de trabalho colaborativo precisa de um bom líder. Mas quando falamos em uma liderança forte, não estamos nos referindo à gestores autoritários, muito pelo contrário.
Um bom gestor precisa saber aproveitar o melhor de cada colaborador, sem gritos nem autoritarismo. E mais: ele precisa estar completamente aberto ao diálogo, disposto a ouvir as sugestões e mesmo dificuldades da equipe. Seu papel é propor soluções e motivar a equipe para que o trabalho volte a fluir.
Está pronto para aumentar a produtividade de sua equipe? Se você gostou das dicas, aproveite e leia também nosso artigo com dicas cruciais para usar a tecnologia a favor do ambiente de colaborativo!