Parece que foi ontem a notificação da pandemia que pegou todos desprevenidos, mas lá se vão meses de isolamento, quarentena e muita incerteza. Sim, todos fomos afetados, mas o segmento empresarial teve de se readaptar de forma abrupta, levantando questões como: e o RH pós-pandemia, como se preparar?
Embora tudo o que falamos e projetamos agora não passe de mera suposição, é crucial buscar antecipar o que nos aguarda à frente dessa grande tempestade. Afinal, é imprescindível para as empresas reduzirem o impacto e se reinventarem nesse momento.
No conteúdo de hoje, falaremos um pouco sobre como preparar o RH pós-pandemia, o que os profissionais devem esperar e mostrar algumas tendências. Esse departamento é considerado um dos mais afetados e as transformações serão incalculáveis. Confira!
O que mudará na rotina do setor de RH pós-pandemia?
Dentre todos os profissionais de uma empresa, se você perguntar a qualquer responsável pelo RH, certamente irá se deparar com afirmações que mostram como esse departamento é um dos que mais possuem demandas complexas.
Somado ao peso de atuar como eixo estratégico da inovação e da conduta de boas práticas que projetam ao sucesso, existem as exigências quanto à jornada de trabalho, aspectos legais e outras atribuições, que evidenciam o sobrepeso no setor.
Entretanto, o RH absorveu nos últimos meses um caráter inédito de uma perspectiva preocupante e se viu obrigado a administrar uma gestão de crises que deixará “cicatrizes” em sua essência.
Nesse sentido, podemos facilmente apontar a possibilidade de 2 cenários plausíveis para o pós-crise.
Primeiro cenário em potencial
No primeiro, os profissionais de RH terão a árdua tarefa de assegurar a infraestrutura de atividades, tais como: manutenção dos processos, maior segurança, garantia de benefícios e pagamentos, treinamento e capacitação, conformidade à legislação trabalhista, dentre outras.
Você pode se perguntar: “mas isso já não é algo desempenhado pelo RH?”. Sim, mas nesse hipotético futuro, a eficiência deverá ser milimétrica, ao passo em que os recursos devem ser empregados com sabedoria e total planejamento.
Segundo cenário potencial
Quanto ao segundo cenário, o RH pós-crise precisará absorver as mudanças psicológicas impostas pela sensibilidade do momento e as projetar positivamente na nova cultura empresarial a ser consolidada, tudo de forma estratégica e despendendo menos recursos.
As relações de trabalho mudarão indubitavelmente toda a dinâmica do ambiente. O próprio perfil ideal de profissional será remoldado ainda de forma desconhecida.
E nesse emaranhado de novos compromissos um elemento será indispensável, a tecnologia. Seja através de um software para a gestão de pessoas ou mesmo com um ERP Cloud, tudo culminará em sua aquisição, pode apostar nisso.
3 tendências que o RH pós-pandemia deve aguardar
Especialistas afirmam que haverá novas demandas e desafios exigindo mais capacidade da equipe. Além disso, a postura do setor deve ser repensada a trabalhar com a inovação ininterrupta e acelerada pela crise. Veja algumas adversidades a serem sobrepostas:
1. O número de profissionais desligados da empresa deverá crescer conforme o processo de adequação acontece;
2. O ambiente organizacional imporá uma atenção mais focada;
3. Disseminar os fundamentos da cultura voltada à inovação empresarial;
4. A responsabilidade de maximizar a aplicação dos recursos operacionais, buscando redução de custos.
Portanto, agora é o momento de fazer valer o investimento em soluções modernas. Então, a melhor alternativa para a sua empresa é aderir a soluções na nuvem, indiferente do tipo de ferramenta, seja ERP, CRM, Software de Gestão de Pessoas, Gestão de Contratos, entre outros.
Para ter uma gestão inteligente, a sua empresa precisa contar com as melhores soluções, e a SISPRO quer te ajudar a impulsionar o seu negócio. Afinal, construir soluções que transformem pessoas e negócios, é o nosso propósito!
Como se posicionar com assertividade
Neste contexto, sabemos que sistemas legados estão com os dias contados e alcançar a adequação às novas possibilidades tecnológicas é crucial nesse momento. Ali acima mencionamos 3 tendências que são:
1. Trabalho remoto como prática contínua mesmo no pós-crise;
2. Maior aproximação na comunicação com os colaboradores;
3. O surgimento de métricas inéditas de produtividade.
O home office é a promessa do futuro. Se antes da pandemia muitas empresas já atuavam de forma remota, o isolamento veio para consolidar essa prática. E mostra resultados incríveis, especialmente quando gerenciada profissionalmente e permeada pela tecnologia de sistemas móveis.
A comunicação com os colaboradores será fruto da sensibilidade desse momento, mas também a humanização assumirá cada dia mais espaço nas organizações. E a tendência é que isso seja preservado no RH pós-pandemia com a compreensão de que o eixo central da empresa são, de fato, seus profissionais.
Por fim, temos o surgimento de novas métricas. Afinal, será preciso mensurar a produtividade no trabalho remoto. Aliás, sairá na frente quem oferecer plataformas digitais para amparar a tomada de decisão dos profissionais do RH.
A tecnologia deverá acompanhar cada passo do RH no futuro
Que a pandemia acelerou o processo de transformação digital em todo o mundo não é novidade, mas empresas que projetavam mudanças para alguns anos se viram com poucos meses para acompanhar esse ritmo.
E você, o que tem feito para que sua empresa se mantenha em pé de igualdade com a concorrência no mercado? Quais ferramentas já analisou, a fim de oferecer fôlego ao seu sobrecarregado RH?
O que a SISPRO oferece para te auxiliar no RH pós-pandemia?
O SISPRO Gestão de Pessoas – SeuRH é a melhor opção para a gestão dos seus talentos humanos, oferecendo:
- Alto nível de parametrização, o que garante flexibilidade e agilidade na operacionalização de todos os processos.
- Descentralização dos processos de RH, reduzindo o tempo e o custo na administração de RH e Folha de Pagamento, com ganho de produtividade na realização de todas as tarefas.
- Informações integradas em todas as áreas de Recursos Humanos.
- Valorização e eficiência na gestão dos Recursos Humanos e Folha de Pagamento.
- Eficiência na comunicação com o colaborador em tempo real pelo aplicativo SeuRH
- Melhoria nos processos que dependem de aprovação dos gestores.
A grande novidade no app SeuRH, que irá facilitar o controle da jornada de trabalho em home office, que tende a seguir em alta após a pandemia, é a marcação do ponto via smartphone de qualquer lugar e em tempo real. Com dados armazenados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da rotina de seus colaboradores.
E aí, gostou? Então, não perca tempo e peça agora uma demonstração para sua empresa!
Indiferente a sua necessidade, saiba que a SISPRO oferece distintas ferramentas, sistemas, serviços e soluções, tudo a partir de tecnologia cloud de verdade. Aproveite o momento de mudanças e prepare seu RH pós-pandemia com antecipação e segurança.
Conheça a solução SISPRO Gestão de Pessoas e inove a sua gestão. Solicite agora mesmo uma demonstração e surpreenda-se!