Independente do tamanho de sua empresa ou segmento em que atua, a gestão tributária e controle de impostos é um das etapas que asseguram o sucesso do negócio. Se a gestão não está funcionando como deveria, é possível que a empresa esteja perdendo dinheiro sem perceber, ou até mesmo correndo riscos de sofrer com multas junto ao Fisco.
O grande erro de muitas empresas é achar que para aumentar a lucratividade é necessário apenas vender mais. Grande engano. Dentre os benefícios da gestão tributária estão a redução de impostos e aumento do poder de rentabilidade a curto, médio e longo prazo.
Mas, afinal, qual o papel do controle de impostos na hora de otimizar os ganhos da empresa? Acompanhe este artigo e entenda porque a sua empresa precisa investir em gestão tributária o quanto antes!
Qual a importância do controle de impostos para a sua empresa?
Muitos não sabem, mas o controle de impostos é uma das etapas mais estratégicas para o sucesso de um negócio. Sem ele, a empresa pode estar pagando muito mais impostos do que deveria, ou mesmo perdendo fortunas por causa dos atrasos no pagamento de tributos.
Uma gestão tributária eficiente é um item obrigatório se a empresa deseja crescer de forma estável, sem surpresas desagradáveis no futuro. E existem bons motivos para acreditar nisso. Quer descobrir quais são? Confira alguns dos pontos mais importantes de manter o controle de impostos!
Auxilia na redução da carga tributária
Uma gestão tributária ineficiente, ou mesmo o desconhecimento da equipe financeira, podem trazer um prejuízo de milhares de reais todos os anos para a sua empresa. Por trás dessa situação está um fato: as leis tributárias são complexas e existem muitos pequenos detalhes que, quando aplicados da forma certa, ajudam na redução da carga tributária paga pela empresa.
Por exemplo, muitas cidades e estados oferecem benefícios fiscais para as empresas e isso pode ser levado em consideração pela parte estratégica de seu negócio. Mudar um fornecedor ou mesmo a sede da empresa pode ser o diferencial para aproveitar alguns desses benefícios fiscais e reduzir a carga tributária.
Muitos outros pontos podem ser avaliados pela equipe visando essa redução. Porém, além disso, outro ponto do controle de impostos que pode ajudar a empresa a reduzir custos é, justamente, realizar o pagamento de impostos de forma correta e sem atrasos.
Isso evita que a empresa pague mais impostos do que deveria ou seja punido com multas, que tanto prejudicam a lucratividade e operacionalidade de um negócio.
Aumenta as oportunidades para a empresa
A eficácia da gestão tributária também é fundamental para permitir que a empresa tenha acesso à todas as oportunidades possíveis. Se ela não faz o controle de impostos corretamente, é possível que atrase o pagamento de tributos e, por isso, tenha o nome “manchado” no mercado.
Isso pode reduzir as chances de conseguir aporte financeiro ou mesmo empréstimos.
Ajuda na escolha correta do regime tributário
A escolha correta do regime tributário é uma das etapas mais importantes na gestão tributária. É ela que determina a forma como os tributos são apurados e recolhidos, influenciando diretamente na lucratividade do negócio.
Não existe uma opção melhor que a outra, mas existe um regime tributário mais adequado para o contexto em que a sua empresa está inserido. Isso precisa ser levado em consideração todas as vezes em que a empresa precisa escolher entre os regimes tributários.
Manter um controle financeiro bem orquestrado garante que a sua empresa terá todas as informações necessárias para escolher o regime tributário ideal.
Como melhorar a gestão tributária do seu negócio ainda hoje?
Manter um controle de impostos eficiente é um desafio particular e frequentemente traz dores de cabeça para as empresas. Porém, depois de tudo que dissemos, ficou claro que a gestão tributária é um processo essencial que não pode ser deixado de lado.
Diante disso, então, qual a melhor solução para melhorar os resultados do controle de impostos e aumentar a lucratividade da empresa? Hoje em dia, a tecnologia é uma forte aliada das empresas em todas as etapas da gestão, sobretudo na gestão tributária.
Sistemas como o SISPROTAX automatizam processos da gestão tributária, evitando qualquer erro humano que influencie no cálculo dos tributos. Além disso, o sistema também garante pleno acesso a dados e informações que podem ser de grande ajuda na hora de traçar estratégias para a redução de impostos.