A tecnologia é uma excelente aliada para as empresas. Uma prova disso são os ERPs, sistemas automatizados que facilitam a vida dos empreendedores e otimizam a gestão fiscal e contábil da companhia.
Com o grande volume de informações que precisa lidar no dia-a-dia, é praticamente impossível fazer isso sem o auxílio de um software. Veja como se beneficiar com o uso de um ERP e melhorar as finanças de seu negócio ao mesmo tempo em que se mantém em dia com a Receita Federal!
SPED: surgimento e controles fiscais
Com os novos recursos digitais, tornou-se necessária a adaptação da metodologia do fisco aos avanços. Assim surgiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) da Receita Federal, que inclui diversos módulos, como: eSocial, ECD, ECF, EFD Contribuições, EFD ICMS IPI, EFD Reinf, NF-e, DIME (Declaração do ICMS e Movimento Econômico), entre outros.
Dentro da EFD (Escrituração Fiscal Digital) existem diferentes blocos de informações: Blocos C, D, E, G, H e K). O bloco K é uma novidade que alguns empreendedores talvez nem conheçam ainda. Este cumpre o papel do livro de registro para controle da produção e do estoque (será obrigatório a partir de 2017, 2018 ou 2019, dependendo da empresa).
A necessidade de adaptação ao SPED
As empresas estão obrigadas a se adequarem ao SPED para o cumprimento ideal de suas obrigações acessórias. Isso nem sempre é um processo fácil. É aí que um ERP pode significar um avanço para o gestor.
Os modernos ERPs permitem integração do sistema da empresa ao SPED contábil (ECD) e fiscal (EFD). O gestor poderá também configurá-lo de acordo com o perfil do seu negócio, criando fórmulas de cálculo relacionadas ao regime tributário adotado.
Além disso, há ERPs que funcionam online, sem necessidade de instalação e possibilidade de operar a partir de qualquer máquina conectada à Internet.
A complexidade da gestão contábil e fiscal
O SPED Fiscal tem como finalidade facilitar os processos tanto para o contribuinte quanto para o fisco, mas ainda assim a gestão contábil e fiscal pode ser muito difícil. Os fatores que colaboram para sua complexidade estão diretamente ligados às mudanças e diversificadas exigências da legislação.
Para se ter uma ideia da complexidade dessa gestão, vale lembrar que o Brasil conta com:
• 88 tributos;
• Mais de 170 obrigações acessórias;
• Mais de 100 tipos de documentos fiscais.
O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) realizou uma pesquisa que comprovou que são editadas aproximadamente 2 normas tributárias por hora no país.
Dessa forma, os mais qualificados profissionais da área contábil precisam da ajuda de recursos modernos e eficientes para efetuar com exatidão suas diferentes atividades.
O ERP otimiza a análise de dados
O ERP reúne e armazena as informações contábeis e fiscais com maior segurança, sendo indispensável para muitas empresas de médio e grande porte. Por se tratar de um software altamente avançado, ele possui capacidade para explorar e analisar uma elevada quantidade de dados, incluindo auditoria fiscal e controle dos documentos.
Essas funcionalidades contribuem para reduzir a exposição e vulnerabilidade das empresas perante o Governo.
A solução que sua empresa precisa
O SISPRO ERP Cloud é um sistema de gestão que oferece diversos módulos, incluindo o de Gestão Fiscal (SPED) e Contábil, atendendo a diferentes segmentos do mercado (varejo, prestadoras de serviço, indústrias de manufatura e metalúrgicas).
A ferramenta é oferecida na modalidade cloud (em nuvem) e trata-se de uma solução completa e preparada para atender as necessidades de empresas dos segmentos de serviços, de indústria e de varejo. Como resultado, há uma considerável melhoria nos processos, o que o torna a melhor escolha devido ao seu custo-benefício.
Assine a nossa newsletter agora e receba periodicamente dicas essenciais para otimizar a administração da sua empresa.