Comunicação no RH: engajamento e estratégia

Em 2023, um relatório intitulado “What’s Keeping HR Up at Night?” (O que está mantendo o RH acordado à noite?), apontou que, dentre os mais de 300 líderes entrevistados, o maior desafio dos Recursos Humanos é o recrutamento e a retenção de talentos. 

Diante disso, questionamos: como recrutar e reter bons profissionais se relaciona com a comunicação no RH? 

Muito. A comunicação do RH é a maior responsável pela consolidação da cultura e dos valores da empresa, pontos que são essenciais para que indivíduos qualificados se sintam atraídos e motivados a trabalhar e permanecer na organização. 

Ainda, vale destacar que, além de engajar os colaboradores, a transmissão de mensagens feita pelos Recursos Humanos alinha os objetivos de todas as áreas e, no âmbito externo, fortalece a reputação da empresa.

Pensando nessa realidade, hoje vamos falar de tudo o que você precisa saber sobre Comunicação Organizacional, as principais vertentes e por que o RH tem um papel central para o engajamento e para a estratégia dessa construção. Siga a leitura e confira!

Mas, afinal, o que é Comunicação Organizacional?

Resumidamente, são todos os meios e formas que uma empresa utiliza para se comunicar com seus públicos interno e externo. Nessa ótica, a Comunicação Organizacional desde avisos para os colaboradores até campanhas de marketing para atrair clientes. 

Falando na comunicação interna, imagine o exemplo em que a empresa acaba de investir em um novo programa de desenvolvimento para o seu time de profissionais. 

A partir disso, o RH pode optar por enviar e-mails a todos os possíveis interessados no curso, ressaltando a importância desta capacitação. Além de convidar para a capacitação, por que este é um e-mail importante? 

Porque reforça o compromisso da empresa com a qualificação dos seus empregados, o que fortalece a cultura organizacional que é percebida pelos integrantes da equipe.

Outro exemplo, agora de comunicação externa, são campanhas de marketing de conteúdo, que popularizam o propósito institucional da marca. Tais iniciativas, chegando ao público, consolidam a imagem positiva da empresa no mercado.

Assim, mais do que informar, o objetivo da Comunicação Organizacional é criar conexões consistentes que possam refletir a identidade da organização, reduzir o turnover e consolidar a credibilidade da organização no seu segmento de atuação. 

As 3 principais vertentes da Comunicação Organizacional

Para detalhar a distribuição do papel do RH na transmissão de informações no contexto organizacional, é importante destacar que esta comunicação se desdobra em três principais frentes que devem funcionar de forma integrada:

  1. Comunicação institucional

É a vertente que serve para construir e manter a imagem da organização diante do público. Aqui, entram temas como os valores da empresa e o seu compromisso com pautas sociais, como o meio ambiente e a inclusão de minorias. 

Assim, neste âmbito, são desenvolvidos:

  • Relatórios de sustentabilidade
  • Participação em causas alinhadas ao propósito da marca
  • Campanhas institucionais que comunicam os pilares da empresa
  1. Comunicação mercadológica

Essa dimensão concentra-se na promoção dos produtos e serviços da empresa, utilizando os recursos do marketing digital e dos eventos presenciais para fortalecer a presença da marca e gerar mais vendas.

Atualmente, os principais canais para esta comunicação são:

  • Mídias sociais (Instagram, LinkedIn, e-mail e WhatsApp)
  • Blogs corporativos e campanhas de e-mail marketing
  • Landing pages e influenciadores digitais
  • Eventos e feiras
  1. Comunicação interna

Nesse âmbito se dá o protagonismo do RH, já que é a comunicação que serve para criar um ambiente organizacional saudável, de modo que promove o clima de engajamento entre os colaboradores e fortalece a retenção de talentos. 

Na prática, esta vertente atua da seguinte forma:

  • Canais de escuta ativa (pesquisas e reuniões de feedback)
  • Campanhas de valorização do colaborador (cursos de capacitação e benefícios por meta batida) 
  • Ações de integração para reforçar o alinhamento da equipe

Entendemos que a comunicação interna pode variar a partir do tipo de estrutura organizacional que a sua empresa adota. Por isso, para auxiliar o seu RH a escolher o modelo que mais beneficia a sua empresa, elaboramos um guia completo para você!

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Aprofundando o papel do RH na Comunicação Interna

Como vimos, o setor de RH é um estrategista da cultura organizacional, vez que é por meio de suas ações que são criados espaços de diálogo entre os colaboradores e gestão, o que torna possível a construção de um ambiente mais colaborativo.

Nessa ótica, com o crescimento do uso de soluções digitais nas empresas, a adoção de ferramentas para a gestão de pessoas tem permitido que o RH se dedique a facilitar a troca de mensagens, que agora, pode ocorrer em poucos cliques dentro de plataformas específicas. 

Junto disso, o acompanhamento detalhado das métricas de engajamento que tais ferramentas proporcionam serve de parâmetro ao RH, que a partir dos dados consegue entender se as suas ações estão colaborando para o fortalecimento do clima corporativo. 

Desse modo, o papel do RH na Comunicação Interna consiste em elevar o senso de pertencimento dos profissionais na empresa, o que, com o auxílio da tecnologia, é realizado a partir do alinhamento entre as expectativas da liderança e das equipes. 

Como o RH pode fazer parte da Comunicação Organizacional?

Uma vez entendida a importância do RH na Comunicação Interna, uma dúvida que ainda pode estar presente é como, na prática, este setor estrutura as suas ações em prol de toda a Comunicação Organizacional. 

Pensando nisso, fizemos um guia do que o Recursos Humanos pode implementar para fortalecer a estratégia de comunicação interna e externamente:

5 ações de comunicação interna para o seu RH

  1. Criar canais de escuta ativa – espaço onde os colaboradores sintam-se à vontade para expressar as suas opiniões sobre o clima empresarial.
  2. Promover a participação da liderança – é importante que a equipe se sinta engajada aos gestores e, para isso, o RH pode promover eventos internos.
  3. Utilizar plataformas digitais – ferramentas web e aplicativos para a gestão de pessoas integram o compartilhamento de informações, aproximando setores.
  4. Desenvolver campanhas de endomarketing – essas ações são essenciais para reforçar entre os colaboradores os valores e metas da empresa.
  5. Aplicar pesquisas de clima – são levantamentos que auxiliam o RH a mensurar como poderá direcionar ações para preservar o ambiente saudável e reter talentos.

3 ações de comunicação externa para o seu RH

  1. Incentivar o voluntariado corporativo – o setor pode estimular os colaboradores a participarem, em nome da empresa, de projetos com impacto social, reforçando o compromisso da organização com as suas pautas;
  2. Divulgar conquistas e boas práticas – é essencial que os ganhos e acertos da empresa sejam sempre compartilhados com o público externo, em diferentes canais;
  3. Participar de eventos e premiações – ao marcar presença nas datas importantes do segmento de atuação da empresa, o RH reforça a reputação institucional.

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Agora que você já sabe como o RH se alinha à Comunicação Organizacional com engajamento e estratégia, é importante ressaltar que a transformação da comunicação começa com a modernização da gestão de pessoas. 

Quando a sua empresa reduz o tempo que o RH gasta com burocracia, essa equipe ganha espaço para focar em ações estratégicas que fortalecem a saúde do clima da empresa e impulsionam a sua presença no mercado. 

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