A manutenção da saúde financeira de uma empresa depende da solidez dos seus processos e, também, da constância do seu fluxo de caixa. Tais demandas só podem ser asseguradas quando a gestão do negócio conta com informações precisas para a tomada de decisões.
Nessa ótica, merece destaque a conciliação contábil, que é um processo fundamental na gestão do patrimônio de qualquer organização, uma vez que assegura o controle e a transparência dos registros.
Por isso, no blog post de hoje vamos falar sobre o que é a conciliação contábil, qual o impacto que esse processo tem na precisão financeira e os passos para realizá-lo de forma eficiente, a fim de garantir a eficiência da gestão patrimonial.
Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
O que é conciliação contábil?
No dicionário, uma das traduções possíveis para a palavra “conciliar” é compatibilizar.
Nesse sentido, a conciliação contábil é o processo de conferir e confrontar os registros contábeis com os saldos e movimentos das contas patrimoniais, para garantir que todas as transações estejam corretamente registradas.
Junto disso, a conciliação analisa os bens fisicamente encontrados com aqueles que estão dispostos no inventário. Dessa maneira, os bens conciliados são aqueles que estão inventariados e que têm as suas informações técnicas periodicamente atualizadas.
Assim, é graças a tal averiguação que as informações reunidas são compatíveis com o patrimônio da empresa, de forma a apresentar saldos contábeis que reflitam a realidade financeira da organização.
Portanto, a conciliação é o pilar da gestão patrimonial para identificar e corrigir possíveis discrepâncias contábeis – o que assegura a integridade dos dados que servem ao planejamento financeiro.
Qual é o impacto da conciliação contábil na transparência da empresa?
O principal impacto da conciliação é proporcionar as bases para que a administração do negócio consiga assegurar a saúde financeira da operação. Isso porque todos os registros ficam corretos e atualizados, de modo a eliminar decisões financeiras equivocadas.
Além disso, dados contábeis conciliados promovem a transparência de informações, que é essencial para a confiança dos investidores e, ainda, para mitigar riscos jurídicos junto aos órgãos reguladores.
Logo, uma contabilidade precisa e transparente facilita a tomada de decisões estratégicas, evita os principais erros contábeis e melhora a credibilidade da empresa no mercado, perdurando a sua marca ao longo do tempo.
Veja os 3 principais benefícios da conciliação para o seu negócio
- Aumento da eficiência na gestão de ativos
Tudo o que não é registrado é considerado uma sobra contábil, que não irá reverter lucros para a empresa e não merece o emprego de recursos.
Assim, é graças a registros precisos que você monitora os ativos, cuidando do tempo de depreciação para avaliar a necessidade de manutenção e ver em quais valem investir.
- Redução de riscos
A conciliação regular das contas colabora para identificar e mitigar riscos financeiros. Desse modo, tudo o que pode indicar fraudes, erros ou falhas nos processos internos é rapidamente detectado.
Sendo assim, pela correção rápida desses problemas, você reduz o risco de perdas financeiras e penalidades por inconformidade com as normas contábeis e regulatórias.
- Prevenção de fraudes
O processo de conciliação, quanto mais robusto, mais eficaz na prevenção de fraudes, uma vez que garante a precisão do inventário patrimonial e, ainda que todas as suas transações sejam verificadas e conciliadas.
Por isso, a conciliação contábil atua como um mecanismo de controle interno, identificando anomalias que podem indicar fraudes e derrubando operações incongruentes.
4 passos para realizar uma conciliação contábil eficiente na sua empresa
- Estabelecer procedimentos
Em primeiro lugar, defina com clareza e padronização quais serão os procedimentos da sua conciliação contábil.
Por exemplo, considere a frequência das conciliações, os responsáveis pelo processo e os critérios para a revisão e correção de discrepâncias.
- Contar com sistemas adequados
Atualmente, existem sistemas contábeis e de gestão patrimonial que facilitam a conciliação e reduzem o tempo para o processo ser concluído.
Então, busque por soluções que podem automatizar partes do processo, de forma a reduzir erros manuais e fornecer relatórios detalhados, tornando a conciliação mais rápida e precisa.
- Treinar equipes
Garanta que as equipes responsáveis pela conciliação estejam bem treinadas e familiarizadas com os procedimentos e sistemas utilizados.
Lembre-se que investir no treinamento contínuo melhora a competência e a eficiência dos funcionários, o que resulta em menos riscos na gestão fiscal, graças aos dados contábeis conciliados.
- Documentar todos os processos
Mantenha registros detalhados das conciliações realizadas, com as correções efetuadas e, também, os procedimentos seguidos.
Esse material é fundamental para auditorias e ainda é um aliado para a revisão periódica dos processos, de modo a auxiliar na continuidade das conciliações e assegurar melhoria contínua para a administração de recursos.
Leve a sua administração para o próximo nível com o guia completo da Gestão Patrimonial de Sucesso!
Garanta a sustentabilidade e o crescimento da sua empresa, fazendo um controle rigoroso dos ativos e mantendo em dia o planejamento estratégico que maximiza o valor dos bens em poder do seu negócio.
Para isso, a conciliação contábil será a chave que assegurará que todas as informações contábeis sejam precisas e confiáveis!
Pensando no sucesso da sua gestão patrimonial, preparamos um guia exclusivo e gratuito de boas práticas na administração de ativos, abordando pontos sobre como realizá-la e quais são as formas de otimizar o gerenciamento do patrimônio.
Colha os benefícios de uma contabilidade sólida e leve a sua gestão patrimonial para o próximo nível! Baixe o material que auxilia você a elevar a saúde financeira da sua empresa e o crescimento de lucros!