Dispor de eficiência na gestão patrimonial se faz essencial para o sucesso de uma empresa.
Nesse cenário, reduzir custos operacionais é um verdadeiro desafio para os gestores, uma vez que o excesso de despesas com a operação afeta diretamente o caixa da organização e pode comprometer o crescimento do negócio.
Diante disso, nesse blog post vamos apontar 3 passos práticos para eliminar gastos desnecessários na gestão patrimonial e garantir os melhores resultados. Continue na leitura e confira!
O que são os custos desnecessários?
Quando nos deparamos com uma má gestão patrimonial, em geral, encontramos relatórios com recursos alocados indevidamente. Assim, um exemplo de um custo operacional desnecessário é a manutenção inadequada de máquinas.
- Nesses casos, é despendida uma grande verba para a manutenção de maquinários que, caso tivessem sido submetidos a testes de impairment, os gestores veriam que a venda seria mais vantajosa para a empresa.
A partir desse exemplo, fica claro que custos desnecessários são todos aqueles que, pela alocação incorreta de recursos, podem inviabilizar o crescimento do negócio em operações ineficientes.
3 passos práticos para reduzir os custos operacionais
1. Otimize o inventário
Quanto maior for a precisão do inventário, melhor e mais completa será a avaliação de ativos. Assim, ativos bem organizados e catalogados mitigam as ocorrências de perdas e de compras desnecessárias.
Além disso, os gestores conseguem visualizar com eficiência quando um bem está obsoleto ou subutilizado.
2. Adote um sistema de manutenção preventiva
Manutenções desreguladas oneram significativamente o caixa do negócio, de modo a gerar custos operacionais que poderiam ser evitados.
Em sistemas tecnológicos para acompanhar datas de manutenção preventiva, relatórios automatizados indicam qual é o melhor momento de fazer reparos no maquinário.
3. Capacite a sua equipe
Esse passo é fundamental. Equipes qualificadas estão melhor preparadas para lidar com a gestão de ativos, posto que os profissionais estão atentos a oportunidades de economia e a softwares que potencializam a gestão.
Desse modo, investir em treinamentos é capacitar os colaboradores para otimizar os recursos da empresa.
Segurança e assertividade para reduzir custos na gestão de ativos
A incidência de custos operacionais desnecessários chega ao fim quando a empresa decide implementar soluções atualizadas para o controle dos seus ativos. É isso que aprendemos depois de atender centenas de clientes com o Sispro Gestão Patrimonial.
Ano após ano, percebemos que problemas gerados pela má gestão patrimonial, são facilmente resolvidos em softwares que reúnem funcionalidades como inventário automatizado, controle facilitado de bens e relatórios atualizados.
A explicação para tal fato é que os dados atualizados proporcionam mais segurança para as tomadas de decisão e praticidade que garante a otimização de processos.
Assim, a partir da visualização completa sobre os ativos, o gestor consegue identificar gargalos operacionais e eliminar gastos desnecessários.
Confira o guia para transformar a sua gestão patrimonial
A Sispro é referência no desenvolvimento de softwares empresariais e atua há mais de 50 anos entregando soluções para otimizar o dia a dia das empresas. Diante dessa experiência, elaboramos um e-book completo e exclusivo sobre gestão de patrimônio.