O que é estrutura organizacional de uma empresa? Conheça os tipos

Quando falamos em estrutura organizacional, é costumeiro pensarmos em como as atividades e as responsabilidades são distribuídas dentro de uma empresa, de modo a definir, por exemplo, como a comunicação se dará hierarquicamente dentro da organização.

Essa concepção está correta, mas não abarca tudo o que se deve considerar quanto à distribuição dos colaboradores, já que tal divisão diz respeito, principalmente, a como os recursos disponíveis para contratações serão investidos. 

Assim, uma estrutura bem planejada permite que a empresa alcance os seus objetivos de maneira eficiente, com funções alinhadas por tarefa e delegadas para os profissionais competentes de cada tipo de demanda. 

Dessa forma, sem uma disposição organizacional clara, a operação pode se tornar ineficiente, levando o negócio a perder dinheiro. 

Por isso, continue nesse blog post e conheça todos os tipos de estrutura organizacional para avaliar a que mais se adapta à sua empresa, trazendo mais resultados para o seu negócio!

Na prática, como percebemos a estrutura organizacional?

Ao nos depararmos com uma empresa, vemos a estrutura organizacional do negócio sempre que prestamos atenção ao modo como se dá o arranjo sistemático dos departamentos, funções, e hierarquias dentro daquela organização. 

Isso significa atentar-se a como as tarefas são divididas, quem responde a quem, como a informação é transmitida entre os níveis da organização e de que maneira as demandas são sanadas. 

Por exemplo, se você considerar o corpo humano como analogia, a disposição organizacional de um negócio seria representada pela coluna vertebral, uma vez que sem ela, não é possível que as partes funcionem em harmonia.

Ainda quanto à estrutura, um instrumento que a deixa clara é o organograma, que se trata de uma representação gráfica das relações hierárquicas. 

Por isso, é a partir desse material, em tempos onde há muitos desafios na gestão de pessoas, que é feita a análise de por onde começar a comunicação para que se espalhe para o maior número de pessoas dentro da empresa.

Atualmente, vale destacar que a tecnologia tem um papel essencial na manutenção da estrutura organizacional das organizações, visto que as soluções modernas permitem que as empresas implementem estruturas flexíveis e dinâmicas – o que facilita o fluxo de trabalho entre diferentes departamentos e equipes.

5 tipos de estrutura organizacional que você precisa conhecer

Existem diversos tipos de estrutura organizacional, cada uma com características específicas que se adequam a diferentes modelos de negócio. Aqui, elencamos as 5 principais formas de divisão que todo o gestor deve conhecer:

  1. Estrutura organizacional linear 

É uma das mais tradicionais e comuns, caracterizada por uma cadeia de comando bem definida onde há uma hierarquia em que cada funcionário responde diretamente a um superior. 

Essa estrutura é eficiente para empresas que requerem controle rigoroso e clareza nas responsabilidades, vez que traz como vantagens o maior controle sobre as operações e as possibilidades de carreira bem definidas. 

Por outro lado, esta forma de organização pode gerar burocracia e inibir a inovação, vez que traz consigo o risco de desvalorização dos níveis hierárquicos inferiores.

  1. Estrutura organizacional matricial

Neste tipo de arranjo, os funcionários podem ter múltiplos supervisores, dependendo do projeto ou tarefa em que estão envolvidos. 

Esse modelo é comum em empresas que lidam com projetos que requerem colaboração entre diferentes áreas, vez que proporciona flexibilidade na formação de equipes e desenvolve habilidades multidisciplinares nos funcionários.

No entanto, vale destacar que uma desvantagem desta estrutura é que pode causar conflito de autoridade entre gestores, o que requer uma gestão mais complexa e bem coordenada.

  1. Estrutura organizacional funcional

Aqui, a empresa é dividida em departamentos baseados em funções específicas, delimitando sub-áreas de comunicação organizacional, como marketing, finanças e produção.

Dessa forma, cada departamento é liderado por um especialista, o que incentiva a especialização e a eficiência, logo, uma das principais vantagens deste modelo é a melhoria colaborativa entre os membros do departamento.

Contudo, é preciso ficar atento a possíveis criações de silos entre os setores, dificultando a comunicação global da empresa e, também, controlar a competição excessiva entre os departamentos, visto que isso prejudica a coesão da empresa.

  1. Estrutura organizacional horizontal

É reconhecida por promover a autonomia dos funcionários, sendo este um modelo muito comum em startups e empresas menores, onde a comunicação direta e rápida é essencial.

Dentre as vantagens deste formato está o aumento de comprometimento  entre os membros da equipe e a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Porém, é importante que haja atenção quanto à supervisão, já que, conforme a empresa cresce, este é um modelo difícil de ser mantido e pode resultar em uma generalização excessiva das habilidades dos funcionários.

  1. Estrutura organizacional circular 

Aqui, a hierarquia é representada em círculos, com os líderes no centro e as camadas de gestão ao redor, sendo um modelo de comunicação radial, ou seja, que incentiva a colaboração em todas as direções.

Quando consideramos as vantagens deste formato, devemos pensar na promoção da comunicação aberta e a colaboração flexível a mudanças, o que abre espaço para o pensamento criativo.

Mas, este arranjo deve ser tratado com cuidado, já que a falta de hierarquia clara pode, também, causar incerteza quanto às responsabilidades. Por isso, é um modelo que requer uma cultura organizacional forte para ser eficaz.

Lembre-se: para alocar recursos no lugar certo, escolha com atenção o papel de cada colaborador!

Escolher a estrutura organizacional correta é fundamental para que a sua empresa funcione de maneira eficiente, utilizando os recursos da melhor forma a fim de extrair o máximo de resultados possíveis. 

Cada tipo de estrutura oferece vantagens específicas e se adapta a diferentes modelos de negócio, por isso, é essencial que você considere com atenção as opções antes de implementar qualquer mudança.

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