Depreciação, amortização e exaustão de bens: Você sabe a diferença entre esses três termos? Vamos te explicar!
Em comum, os termos definem três das técnicas contábeis mais utilizadas, que permitem que as empresas gastem gradualmente recursos de diferentes valores econômicos ao longo dos anos, com a finalidade de combinar custos com receitas.
Depreciação nada mais é do que a distribuição do custo de um ativo tangível ao longo da vida útil do objeto. Já a exaustão de bens visa alocar o custo da extração de recursos naturais, por exemplo: madeira, óleos da terra e minerais. E, por fim, a amortização, que é a redução das despesas de capital no decorrer do período estipulado, normalmente a vida de um ativo.
Confira o artigo completo abaixo!
Depreciação: o que é e exemplos
A depreciação nada mais é do que a redução no valor dos bens tangíveis, seja pelo desgaste ou pela perda de utilidade do produto, ação da natureza ou falta de uso.
Esta modalidade se aplica às despesas que podem ter sido pagas, ou não, na compra de ativos com uma vida útil de 1 ano ou mais. Uma pequena parcela do preço de compra é abatida ao longo da vida produtiva do ativo.
Em resumo, a depreciação é a distribuição ou a alocação do custo de um ativo fixo tangível no decorrer da vida econômica útil estimada. Ou seja, essa modalidade pode ser vista como uma redução no custo de um bem ativo fixo, devido ao uso normal do produto, seu desgaste, novas tecnologias e outros motivos.
Confira abaixo alguns exemplos de bens que podem ser afetados pelo cálculo de depreciação:
– Máquinas;
– Equipamentos;
– Edifícios;
– Instalações;
– Automóveis;
– Computadores, entre outros.
Amortização: o que é e exemplos
Muito similar a depreciação, a amortização se aplica a bens ativos intangíveis, como por exemplo: Patentes, marcas comerciais, licenças, entre outros. Ao invés dos bens físicos e equipamentos, nessa modalidade são trabalhados os documentos que comprovam propriedade, assim realizando os arrendamentos de capital, que também são amortizados.
A amortização é o custo da divisão de um bem intangível, que ocorre durante o período em que os benefícios deste ativo duram, conceito que também pode ser aplicado à locações e pagamento de dívidas. Ou seja, a amortização é a redução no valor aplicado na aquisição de bens intangíveis, com o prazo de vida útil ou utilização legal limitados.
Esse é um conceito utilizado, exclusivamente, para bens intangíveis, enquanto a depreciação é utilizada para ativos fixos tangíveis. Alguns exemplos de bens intangíveis que utilizam a amortização são:
– Patentes;
– Marcas;
– Softwares;
– Tecnologias;
– Direitos autorais, entre outros.
Exaustão de bens: o que é e exemplos
A exaustão de bens visa reduzir o valor de um bem ativo de uma forma incremental, por meio de cobranças planejadas no resultado. Esse modelo se refere à exaustão crescente das reservas de recursos naturais, em contraposição ao desgaste de bens ativos depreciáveis ou ao envelhecimento da vida útil dos bens intangíveis.
Os gastos da exaustão de bens são frequentemente utilizados por empresas como mineradoras, madeireiras, perfuradoras de petróleo e gás, entre outras empresas que tem como foco a extração de recursos naturais. As organizações com interesse monetário em propriedades minerais ou madeiras reconhecem as despesas de exaustão contra esses bens na medida que eles são utilizados. A exaustão de bens é calculada com base no custo ou nas porcentagens e, normalmente, as organizações precisam utilizar o valor que for maior para as deduções fiscais.
Ao lidar com recursos naturais, que também podem ser conhecidos como ativos minerais, os cálculos de depreciação e amortização não podem ser aplicados. Essa é uma forma de redução ordenada do valor de um ativo mineral, tendo como base a taxa na qual está sendo utilizado.
Alguns exemplos de bens que só podem ser calculados por meio da exaustão de bens são:
– Minerais;
– Madeiras;
– Petróleo;
– Gás, entre outros recursos naturais.
E como a SISPRO pode ajudar a sua empresa nesse quesito?
O SISPRO Gestão Patrimonial, além de ser 100% na nuvem, é a solução mais completa do mercado!
Nossa solução tem como foco a gestão do patrimônio da sua empresa, fornecendo informações contábeis e fiscais, além de realizar o controle físico de todos os ativos imobilizados.
A SISPRO possui ampla experiência no controle de todas as necessidades relacionadas aos serviços e sistemas de gestão patrimonial do seu negócio. O SISPRO Gestão Patrimonial é comercializado tanto como um módulo da nossa solução ERP Cloud, quanto como um sistema independente.
Com a solução SISPRO Gestão Patrimonial sua empresa terá total controle sobre os seus bens patrimoniais e, de quebra, garantirá o cumprimento de todas as exigências legais e fiscais.
Se interessou? Quer saber mais sobre esse sistema inovador? Conheça a solução SISPRO Gestão Patrimonial! Agende agora mesmo uma apresentação com um dos nossos especialistas e saiba quais os benefícios dessa solução inovadora!