Diante de todas as mudanças pelas quais nosso país vem passando, a palavra de ordem é prudência. Trocas de presidentes, moeda e índices financeiros oscilando e a confiança nacional ainda não deu sinais de melhora nos mercados internacionais.Como fica a estabilidade das empresas?
A seguir você vai saber como reduzir os custos em épocas de crise e se prevenir de entrar no vermelho. Confira!
Como se prevenir contra turbulências em meio à crise?
Ainda que seu negócio esteja tranquilo, é importante saber que novos acontecimentos podem ocorrer até que a situação política e econômica do Brasil se estabilize.
O conselho que se ouve de especialistas é o mesmo para pessoas e empresas: reduzir os custos e limitar gastos fora de orçamento, fazendo uma reserva para garantir segurança até que haja um novo quadro de crescimento em vista.
Quais as saídas para reduzir os custos de uma empresa?
Reduzir os custos não significa necessariamente demitir pessoas, cortar benefícios nem tomar outra ação drástica. Essas decisões, feitas de forma impensada, podem aumentar custos e surtir efeito contrário ao desejado.
Para saber como cortar custos sem comprometer a saúde da empresa e a qualidade dos serviços, é importante conhecer cada um dos pontos mais importantes do seu funcionamento.
Conheça e integre seus processos
Poderíamos começar falando de conhecer seu fluxo de caixa, prazos de estoque e recebimento, etc. Mas é mais efetivo perguntar se você já ponderou a possibilidade de começar a utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Pensar que um ERP encarece seus custos é equivocado. Um sistema que integre suas informações é um dos melhores investimentos que sua empresa pode receber, por vários motivos:
• Redução de tempo de processamento de informações: Lembre que quem faz levantamento de seus dados em todos os setores são profissionais caros e qualificados. Tempo é dinheiro e, nesse caso, é força de trabalho também. Ao invés de melhorar processos e identificar falhas com facilidade, seus melhores colaboradores passam horas fazendo gerenciamento de informações que um sistema pode fazer melhor e mais rápido;
• Minimização de erros: A automatização permite diminuir drasticamente a possibilidade de registrar cálculos e informações errados;
• Integração de informações: Um ERP registra sua compra, custos de fabricação, tempo de estoque, prazo de recebimento e ainda mais. Não é preciso argumentar muito, pois é a melhor forma de conhecer e unificar informações de toda a empresa.
Reduza horas extras e aumente a produtividade
Gastos com horas extras podem ser reduzidos de duas formas:
• Aumentando a produtividade no horário normal: Limite o acesso às redes sociais, pois elas são um dos maiores inimigos da produtividade. Converse com todos e explique o foco em redução de custos e a necessidade de diminuir a ausência e paradas durante os horários de trabalho, cumprindo pausas com horários preestabelecidos;
• Optando pelo banco de horas: Horas extras são um custo muito alto, visto que seu valor é, pelo menos, 50% superior à hora normal. Experimente optar pela compensação através de banco de horas e programar folgas para isso.
Renegocie contratos desvantajosos
Se você não tem uma unificação do controle de seus contratos, abra o olho: pode acontecer de estar perdendo dinheiro em contratos que outrora já foram vantajosos, mas atualmente são prejudiciais.
Prazos de pagamento curtos que fazem com que você precise buscar recursos bancários (com taxas de juros altas), condições de entrega inadequadas à sua realidade e outras situações podem estar passando despercebidas pela falta de gestão de seus contratos..
Reavalie seus contratos, especialmente os que estão próximos de vencer e busque negociar melhores condições de prazo, descontos ou outros benefícios junto aos seus fornecedores.
Envolva seus colaboradores
Não há nada melhor que gente que se engaja nos objetivos da empresa. Conversas francas com seus colaboradores, respeito, estabelecimento de metas e objetivos e, claro, reconhecimento de bons resultados, tornam sua equipe coesa e, consequentemente, mais produtiva.
Isso reduzirá absenteísmo, horas extras frequentes e perda de produtividade por desmotivação. Pode até não ser fácil de mensurar diretamente, mas você verá o reflexo nos seus resultados se trabalhar para o comprometimento da sua equipe.
Vai por em prática essas dicas para reduzir os custos da sua empresa? Deixe nos comentários por onde vai começar!