Relacionamento com o consumidor e produtividade estão diretamente relacionados quando o assunto é a gestão de pedidos. Isso é o que aponta uma pesquisa da Aberdeen Group, que demonstra que empresas que têm processos delineados de gerenciamento de pedidos são 10% mais produtivas e reduzem 15% dos custos de atendimento ao cliente, em relação a outros negócios.
Assim, um bom processo de administração das demandas além de impactar diretamente a satisfação do cliente, também amplia a rentabilidade do negócio e favorece a reputação da marca.
Pensando nisso, neste blog post vamos apresentar 4 dicas essenciais para otimizar a gestão de pedidos da sua empresa! Continue a leitura e confira!
O que é e qual a importância da gestão de pedidos?
Esse processo consiste no conjunto de atividades que se iniciam desde o momento em que o cliente realiza a solicitação de um produto ou serviço, até a entrega final. Nessa ótica, é por meio de um bom controle do que está sendo requerido que a empresa consegue alinhar o seu estoque ao que está sendo solicitado pelo mercado.
Assim, a importância do gerenciamento é assegurar precisão na entrega do que é solicitado, garantindo que a empresa mantenha um bom fluxo de atendimento. Nesse cenário, o estoque automatizado, aliado ao controle de entradas e saídas é um dos pilares que representa a relevância da gestão de pedidos.
Como funciona o processamento de pedidos?
O processamento de pedidos compreende etapas que, em geral, são comuns à maioria das empresas. São elas
- Recepção do pedido
- Verificação de estoque
- Preparação do pedido
- Expedição
- Entrega ao cliente
Nessa logística, é importante que existam ações padronizadas para cada um dos 5 passos, uma vez que são as informações coletadas no gerenciamento que podem melhorar as entregas da empresa e ampliar a produtividade da cadeia logística de envios.
4 dicas para tornar a gestão de pedidos da sua empresa mais eficiente
Elencamos 4 dicas essenciais para você garantir um bom gerenciamento de pedidos no seu negócio. Confira:
Revisão de processos
Uma revisão regular dos processos é crucial para identificar ineficiências e áreas de melhoria. Certifique-se de que cada etapa, desde o recebimento até o envio, seja clara e otimizada para evitar atrasos e erros.
A partir disso, contando com uma revisão regular você poderá identificar problemas e antever riscos que, se não detectados, poderiam prejudicar a qualidade das suas entregas.
Realização de diagnóstico
Estabeleça um prazo regular de quando deverá ser elaborado um diagnóstico abrangente para entender melhor os pontos fortes e fracos do seu sistema de gestão de pedidos.
Essa prática permitirá que você direcione seus esforços para as áreas que mais precisam de atenção, a fim de melhorar o seu atendimento e deixar os seus clientes mais satisfeitos.
Otimização do controle de estoque
Se a administração do seu estoque for eficiente, você evita a falta de produtos ou os excessos de mercadorias que não têm boa saída.
Para otimizar o gerenciamento do seu estoque, utilize sistemas de software que proporcionam o monitoramento do nível de produtos em tempo real, de forma a evitar perdas financeiras e, também, situações onde a sua empresa não consegue atender ao cliente por falta do que é pedido.
Gestão de fornecedores
Os fornecedores dizem respeito a sua cadeia de suprimentos, ou seja, a cadeia que pode ou não gerar gargalos na sua logística de envios. Por isso, para assegurar o sucesso dos seus envios, estabeleça parcerias sólidas com fornecedores confiáveis.
- Lembre-se: uma boa gestão de fornecedores é o que garante que você tenha acesso a materiais de qualidade e possa oferecer ao mercado prazos de entrega consistentes, preservando a reputação do seu negócio.
Por que contar com a tecnologia?
Sistemas de gestão integrados, softwares de automação e ferramentas de análise de dados proporcionam à sua equipe visibilidade em tempo real de toda a cadeia de pedidos e entregas. Assim, é possível tomar melhores decisões a partir de dados atualizados e preservar a eficiência operacional.
Além disso, ao simplificar processos, o investimento em tecnologia impulsiona a competitividade da sua empresa no mercado e abre portas para a inovação da sua empresa.
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