Está precisando rever a gestão estratégica e melhorar o controle de custos da empresa? Identificar que existe o problema é o primeiro passo para ser bem-sucedido com as finanças.
Para que o negócio seja lucrativo, a gestão deve focar em produtividade e otimização dos recursos. Outra medida a ser tomada é investir em ferramentas que podem ajudar a controlar despesas, gastos básicos e extras, além dos custos.
Os custos da sua empresa fogem do esperado com frequência? A parte financeira nunca se encontra em ordem? Percebe desorganização e prejuízos que poderiam ter sido evitados? Vamos te ajudar agora a resolver a questão.
Dicas de Gestão Estratégica Para Lidar Com os Custos
1 – Análise Periódica
A forma principal para não perder o controle dos custos com matéria-prima, produtos, mão-de-obra, energia, água, desvalorização de máquinas no mercado, dentre outros é fazer uma análise periódica deles.
Uma empresa tem inúmeros custos para funcionar em todo o seu potencial. E cada um precisa ser avaliado. É somente dessa forma que você pode identificar gastos desnecessários e onde é possível economizar.
2 – Comunicação
Ter uma conversa franca com o seu time de profissionais e falar sobre a necessidade de economia de recursos da empresa surte o efeito esperado.
Seus funcionários devem entender qual é o problema e se unir à gestão para um bem comum, que é manter a empresa funcionando e com boa margem de lucro.
3 – Análise de Fluxo de Caixa
Se faz importante analisar o fluxo de caixa do negócio e levar em conta os prazos para efetuar pagamento e de recebimento. Assim, você poderá negociar melhores prazos e preços e lucrar mais.
Os juros são vilões que colocam tudo a perder. Empresas enfrentam crises em virtude de um despreparo na hora de lidar com as contas. Uma gestão estratégica eficiente precisa dominar o fluxo de caixa.
4 – Gestão Orçamentária
A Gestão Orçamentária pode salvar os números da sua empresa. Um planejamento voltado para cuidar de custos e despesas faz toda a diferença.
5 – Automação
Já cogitou modernizar os processos? O seu negócio tem muito a ganhar com a implementação de um sistema de gestão empresarial.
Atualmente, toda empresa que adquire um software de gestão empresarial tem como retorno mais organização, um planejamento mais preciso e bem embasado em números, mais agilidade nas tarefas e um controle muito mais eficiente das finanças.
Você consegue ter em um só lugar o controle de notas, documentos, relatórios e todos os recursos necessários para uma gestão estratégica com foco na redução de custos.
O SISPRO ERP Cloud foi desenvolvido para organizar sua rotina empresarial e ajudar na otimização dos recursos de uma forma prática e que realmente funciona.
E a automação chega às atividades mais simples. Há ferramentas que facilitam a comunicação, produtividade (tempo é dinheiro) e até reduzem gastos com materiais de escritório.
6 – Treinamentos
Investir em capacitação profissional é uma postura de um gestor alinhado às novidades e que busca aperfeiçoamento dos seus produtos e serviços.
Além de garantir mais qualidade e, consequentemente, mais vendas, os membros da sua equipe estarão em condições de substituir outros que venham eventualmente a se ausentar. O trabalho não vai parar por falta de pessoal.
Uma boa gestão estratégica deve investir na qualificação profissional.
7 – Fornecedores
Não aceite o primeiro orçamento. Pesquise, avalie custos, benefícios e a conduta dos fornecedores. Busque referências para evitar prejuízos com a parceria.
Crie um bom relacionamento com os fornecedores. Isso será fundamental em momentos em que você se depare com alguma necessidade especial.
E, é claro, uma comunicação bem estabelecida entre as partes garante que a produção e entrega sempre saia como combinado.
8 – Logística
Já colocou na ponta do lápis seus custos rotineiros com logística e frete? Pode ser que você consiga reduzi-los.
Se você tem um e-commerce, esse custo já é esperado. Uma forma de minimizar é pesquisar preços dos serviços entre diferentes empresas de entrega.
Divulgação como Gestão Estratégica
Divulgar os seus produtos e serviços pode ser mais barato do que trabalhar com outdoors e comerciais de TV. Aposte no marketing nas mídias sociais.
Com um investimento mais baixo, porém inteligente, você irá alcançar o seu público e ter retorno em vendas.
Conclusão
Não se preocupe com todos os itens que listamos. O controle e redução de custos da sua empresa pode ser feito gradativamente. Pouco a pouco você conseguirá implementar cada um e tornar sua gestão estratégica mais eficaz.
O que achou das dicas? Compartilhe!