Uma vez que os contratos são os instrumentos que firmam, legalmente, as transações realizadas pela empresa, o gestor desses documentos tem a função essencial de assegurar a eficiência e a segurança das operações que o negócio realiza.
Nesse sentido, um administrador bem-sucedido assegura que os acordos sejam cumpridos e também, protege a organização contra riscos e garante parcerias vantajosas para as partes envolvidas.
Pensando nisso, no blog post de hoje vamos tratar sobre as 8 competências fundamentais que um gestor de contratos deve desenvolver para extrair o maior sucesso das demandas contratuais que administra.
Então, se você busca aprimorar as suas habilidades nesta área, continue na leitura e entenda como as competências destacadas vão impulsionar a sua trajetória profissional!
Quais são as habilidades que aproximam você do sucesso na administração contratual?
1. Excelência na negociação
É graças a uma boa negociação que o gestor resolve disputas e garante que os termos acordados sejam justos e claros, resguardando legalmente a sua empresa.
Além disso, quando falamos em assegurar uma tramitação vantajosa para o negócio, devemos considerar que isso só é possível se o administrador fizer um bom uso do seu espaço de fala, negociando com precisão prazos, pagamentos e demandas.
Logo, a capacidade de comunicar necessidades e expectativas de maneira clara e consistente, é fundamental para obter resultados positivos nas negociações contratuais.
2. Capacidade analítica
É apenas por meio da análise crítica dos documentos contratuais que é possível identificar cláusulas que trazem riscos e impactam negativamente a organização.
Dessa forma, um gestor de contratos deve ser assertivo ao interpretar e avaliar os termos, estimando, assim, o quanto aquele acordo será benéfico para o negócio a considerar o seu tempo de duração.
A análise é, ainda, essencial para a avaliação contínua do desempenho dos acordos. Tal acompanhamento é facilitado via aplicativos para a gestão de contratos, que agilizam os aceites e ajustes necessários.
3. Conhecimento jurídico
Para que a sua empresa esteja protegida em caso de litígios jurídicos, é essencial que o gestor de contratos tenha conhecimento das leis e regulamentos aplicáveis.
Nesse cenário, o administrador deve conhecer sobre as implicações legais dos termos acordados, já que é isso que resguarda a organização de multas e, também, que garante respaldo legal em casos em que a outra parte não cumpre o combinado.
Portanto, o saber jurídico é essencial para que a gestão saiba como elaborar, revisar e interpretar contratos de forma segura.
4. Pensamento estratégico
Isso é o que permite que o gestor de contratos veja além das tarefas diárias e considere o impacto dos contratos no planejamento de longo prazo da organização.
Nessa ótica, compreender como os contratos se encaixam na estratégia geral da empresa permite que os acordos estejam alinhados com os objetivos corporativos, de modo que colaborem para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da organização.
Além disso, o olhar estratégico para a relação contratual ajuda o gestor a identificar oportunidades para elevar a produtividade da relação que o documento estabelece.
5. Boa gestão de riscos
Essa competência é o que diferencia o gestor que consegue antecipar e mitigar problemas, daquele que põe em risco o caixa da empresa por falta de gestão de riscos.
Identificar possíveis brechas, como cláusulas que possam resultar em penalidades ou obrigações abusivas, e desenvolver vias para lidar com essas situações antes que se tornem problemas, é fundamental para garantir a continuidade dos negócios.
Por isso, todo o bom gestor contratual é crítico em relação aos riscos e às penalidades que a peça a ser assinada pode trazer para a sua empresa.
6. Relacionamento com o cliente
Depois de assinado um primeiro contrato, o bom relacionamento com as partes interessadas é um dos fatores que mais demonstra o sucesso da administração.
A capacidade de manter boas relações com fornecedores, clientes e parceiros abre vias para a renovação de contratos bem-sucedida, uma vez que auxilia a empresa a gerenciar as expectativas e resolver os conflitos de maneira eficiente.
Então, se você é gestor de contratos, lembre-se que a comunicação periódica e a empatia são essenciais para sustentar vínculos positivos no mundo dos negócios.
7. Gestão do tempo
Para lidar com múltiplos contratos e prazos, simultaneamente, sem perder nenhuma obrigação, o planejamento de tempo deve ser o seu maior aliado.
Um gestor de contratos deve ser capaz de discernir quais tarefas priorizar e manter o controle sobre os prazos, de modo a garantir que todas as atividades contratuais sejam concluídas segundo o que foi estabelecido e assinado.
Aqui, vale destacar que ferramentas de gestão e automação tem se destacado para otimizar a administração do tempo e aumentar a produtividade dos gestores.
8. Usar a tecnologia como aliada
Sempre que as tarefas básicas, como acompanhar prazos, são automatizadas, sobra mais tempo para o gestor dedicar o seu foco à estratégia contratual.
Dessa maneira, lembre-se de estar familiarizado com softwares de gerenciamento e ferramentas que podem melhorar a eficiência e reduzir o trabalho manual que você desempenha enquanto gestor.
Um exemplo de facilidade que a tecnologia trouxe são, atualmente, as assinaturas eletrônicas, que já vem embarcadas em plataformas modernas de gestão de ciclo de vida dos contratos.
O guia completo para você aprimorar a gestão de contratos da sua empresa!
Desenvolver as competências discutidas acima transforma o modo como você gerencia contratos, uma vez que torna você apto a administrar e impulsionar os acordos em que a organização está envolvida.
Junto disso, adotar ferramentas tecnológicas otimiza as suas tarefas e impulsiona o sucesso das negociações, abrilhantando o sucesso da sua empresa.
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