4 indicadores de departamento pessoal que sua empresa precisa acompanhar

Em paráfrase a Peter Drucker, grande nome da administração, aquilo que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Tal ideia ilustra a falta de solidez com que se deparam as empresas que traçam planos sem que tenham dados para a mensuração de resultados.

Nesse cenário, dentre os setores estratégicos de um negócio, que exige informações concisas, está o departamento pessoal (DP). A área, desde que bem gerenciada, fornece os indicadores que nortearão o índice dos resultados esperados pela empresa.

Por isso, no blog post de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os indicadores de DP e destacar 4 que você precisa acompanhar na sua empresa! Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que são os indicadores de DP?

Os indicadores representam as métricas empregadas para avaliar e monitorar a eficiência e o retorno das atividades relacionadas à gestão de pessoas dentro de uma empresa. 

Sob essa ótica, tais informações fornecem noções quantitativas e qualitativas que apontam para quais são as áreas que demandam melhorias, onde é possível otimizar processos e quais são os profissionais que estão ou não atingindo as entregas esperadas.

Qual é a utilidade destes indicadores para o meu negócio?

Independente do porte de uma empresa, a qualidade dos seus processos está diretamente relacionada com o quanto essa organização está atenta ao trabalho dos colaboradores. 

Seguindo essa lógica, os indicadores servem para que você possa acompanhar a performance do seu time e,  a partir de um departamento pessoal próprio, atentar-se às tarefas administrativas, como: folha de pagamento, benefícios, controle de ponto e turnover

Portanto, se você realizar um bom monitoramento das métricas, poderá oferecer uma gestão capaz de assegurar que as operações do DP estejam de acordo com as leis trabalhistas e, ainda, que aconteçam de forma ágil. 

Somado a isso, vale destacar que essa postura contribui para a satisfação do seu colaborador e consequente engajamento deste funcionário com a empresa.

4 indicadores para saber como está a performance do seu departamento pessoal

Elencamos aqui os 4 indicadores principais que a sua equipe deve estar atenta para que possa fornecer um diagnóstico correto da “saúde” do seu departamento pessoal. O número 3 é essencial:

  1. Taxa de absenteísmo

    É a métrica que indica o percentual de dias em que os funcionários faltam ao trabalho, seja por doença, licença ou motivos particulares. Se tal taxa é alta, pode ser um indicativo de insatisfação e falta de engajamento dos colaboradores.

  2. Turnover

    É o número que demonstra a rotatividade de pessoal, ou seja, mede a quantidade de funcionários que deixam a empresa em um período. Quando elevado, esse indicador pode ser sinal de falta de oportunidades de crescimento.

  3. Quantidade de horas extras

    A taxa permite à gestão visualizar a carga de trabalho dos funcionários e garantir que não haja excessos que levam ao esgotamento. Assim, a elevação prolongada dessa métrica indica a necessidade de contratações adicionais.

  4. Satisfação dos colaboradores

    É o indicador obtido a partir de feedbacks regulares, que aponta o nível de contentamento dos funcionários. Essa pesquisa é fundamental para identificar áreas que precisam de melhorias para elevar o engajamento produtivo.

Departamento Pessoal e RH: como os KPI’s melhoram a sua gestão de pessoas

Os KPI’s (Key Performance Indicators), são métricas relevantes dentro da gestão de pessoas de uma empresa, uma vez que mesmo com as diferenças entre RH e DP, tais números são essenciais para os setores poderem garantir que os colaboradores entreguem os melhores resultados.

Por exemplo, a partir de altos indicadores de horas extras, o Departamento Pessoal se dedica ao aperfeiçoamento das atividades administrativas, buscando entender quais são as áreas onde o retrabalho está elevado ou onde é necessário contratar.

Enquanto isso, a partir de um alto turnover, o RH desevolve estratégias que envolvem a consolidação da cultura organizacional e possibilitam o planejamento de carreira.

Sendo assim, os KPI’s auxiliam ambos os departamentos a alinhar as suas operações com os objetivos estratégicos da empresa, de forma a promover uma gestão de pessoas mais eficaz e melhorar o ambiente de trabalho.

Veja algumas ferramentas que otimizam o monitoramento dos indicadores

Para acompanhar indicadores de DP de maneira eficaz, é fundamental utilizar ferramentas que facilitem a comunicação organizacional, de maneira a otimizar a coleta, a análise e a interpretação dos dados. Alguns métodos para isso incluem:

Sistemas automatizados de gestão de pessoas

Soluções como ERP’s e sistemas especializados em gestão de RH e DP automatizam a coleta de dados e tornam a geração de relatórios detalhados muito mais simples, uma vez que as informações são compiladas com facilidade.

Uso de planilhas e dashboards interativos

Se você usa planilhas e dashboards para acompanhar as métricas de forma concisa, são mitigadas as chances de deixar que alguma área seja esquecida. Isso porque todas as necessidades de melhoria ficam nítidas no dashboard.

Padronização do compartilhamento de informações

Estabelecer meios padronizados para compartilhar os dados na organização é fundamental para garantir que as informações estejam atualizadas, e que as ações necessárias sejam implementadas com base nos indicadores de cada setor.

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