Objetivos, metas e métricas. Esses são os três pilares de um planejamento estratégico, o qual tem por objetivo traçar a direção para o futuro da empresa. Dentro das métricas, temos os indicadores de desempenho, ou KPIs, que identificam a performance da empresa em determinada ação.
Enquanto as métricas revelam comportamentos e tendências, os KPIs revelam resultados. É por essa razão que eles são de suma importância para mensurar o sucesso de seu negócio. Quer saber como definir os melhores indicadores de desempenho? Confira o post!
Tenha objetivos e metas mensuráveis
O ponto de partida para determinar os melhores indicadores de desempenho é saber exatamente onde sua empresa quer chegar, estipulando objetivos, metas mensuráveis e prazos para a concretização.
Como cada empresa tem seus próprios objetivos e metas, os indicadores de desempenho são únicos para cada empreendimento. Por exemplo: você pode querer aumentar as suas vendas, enquanto um concorrente seu pode querer elevar o reconhecimento de marca.
Dito isto, não adianta querer copiar os KPIs de ninguém. Você precisa avaliar seu negócio e determinar aquilo que é realmente importante para o crescimento dele.
Defina seus indicadores de desempenho
Com base nos objetivos estratégicos do negócio, você define suas metas e então atrela a cada uma delas alguns indicadores que permitem verificar o sucesso da empresa. Na sequência, vamos abordar alguns KPIs essenciais:
Indicadores de capacidade
Estes estão atrelados à capacidade produtiva da empresa. Se você tem uma indústria, podem ser indicadores de peças produzidas por hora ou produtos acabados por dia. Se você atua no segmento de serviços, um indicador pode ser o número de clientes atendidos. Se sua empresa é de comércio, quantas vendas são realizadas.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade estão estreitamente ligados aos de capacidade. Não adianta você aumentar a capacidade produtiva da empresa e perder em qualidade nos produtos e serviços ofertados. Ambos devem andar de mãos dadas, de preferência com a capacidade aumentando na mesma proporção que a qualidade.
Indicador de lucratividade
Toda empresa tem como objetivo final gerar lucro e seguir crescendo, certo? É por isso que o indicador de lucratividade deve fazer parte da sua análise sempre. Mas ele não está só no conjunto de indicadores financeiros, deve vir sempre acompanhado do indicador de rentabilidade.
Determine se um indicador de desempenho é relevante
Para saber se você está no caminho certo para determinar os indicadores de desempenho da sua empresa, considere:
- se ele é mensurável;
- se está condicionado a uma unidade de tempo (mensal, bimestral, anual);
- se está pautado em dados concretos, isto é, confiáveis;
- se ajuda a empresa a corrigir falhas e se manter na direção certa para atingir os objetivos propostos no planejamento estratégico.
Como você deve imaginar, existe uma lista enorme de indicadores de desempenho. No entanto, para não diluir seus esforços, mantenha-se focado naqueles que respondem aos seus objetivos estratégicos no momento. Você pode fazer isso utilizando softwares específicos para a análise de dados, como o Business Intelligence. Com essa solução, você não só identifica os KPIs mais importantes para o seu empreendimento, como também acompanha cada um deles em tempo real, melhorando a performance da sua empresa!
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