Integração deixa de ser barreira para a informatização dos negócios no segmento varejista
Com a finalidade de oferecer software empresarial de alta tecnologia, a Sispro preparou seu ERP Varejo para garantir alta capacidade de integração com sistemas legados, uma das maiores dificuldades dos varejistas no processo de informatização dos negócios. Muitos dos sistemas de gestão utilizados no segmento ainda não possuem essa capacidade, o que faz da integração um processo doloroso, pois ela vem sendo feita manualmente para a coleta de informações críticas a partir da importação de planilhas e arquivos de textos, com elevada margem de erros.
A capacidade nativa de conectividade do Sispro ERP Varejo permite agilizar a integração do sistema de gestão com quaisquer sistemas especialistas, tais como CRM, banco de dados, sistemas financeiros – tanto os que rodam na rede corporativa como na computação em nuvem ou com funcionalidade mobile.
Segundo Patrick Piazza Santiago, especialista da Sispro, o objetivo é oferecer um sistema de gestão preparado para a evolução dos negócios do Varejo e capaz de dar resposta imediata aos desafios de conectividade e de informatização das empresas do setor.
“Há vários anos a integração entre sistemas vem desafiando os gestores de TI de empresas de todos os segmentos, mas no Varejo o problema ainda é maior porque boa parte das empresas do segmento começam pequenas e seus sistemas de gestão não evoluem com o crescimento dos negócios. O Varejo ainda trabalha com muitos sistemas diferentes para executar diversas tarefas”, enfatiza Santiago.
Para o executivo, é quase impossível encontrar empresas do setor que tenham um sistema de gestão que possua todas as funcionalidades das quais necessitam. Então, elas contratam sistemas especializados para diversas tarefas, tais como o relacionamento com cliente (CRM), Supply Chain, Folha de Pagamento, RH, Financeiros etc. Para fazer que todos esses sistemas se comuniquem é necessário investir em projetos de integração, o que pode sair caro e exigir muitas horas de desenvolvimento. “Ao oferecer um sistema de ERP pronto para promover a integração, a Sispro garante às empresas do Varejo uma enorme redução de custos e de tempo em seus projetos”, afirma Santiago.
Para que o ERP Sispro Varejo pudesse chegar ao mercado com essa capacidade, a Sispro investiu em novas tecnologias e práticas de desenvolvimento. “O mundo dos negócios evolui e os fornecedores de software necessitam acompanhar essa nova realidade. É verdade que a necessidade de integração não é uma demanda recente, mas a chegada de aplicações em nuvem e mobilidade vem acelerando a necessidade da integração dos sistemas legados com esses novos ambientes tecnológicos. Ter um sistema de gestão que possa estar pronto para se comunicar com todas as plataformas e tecnologias existentes se tornou vital para o setor do Varejo. E também para a Sispro, que se fortalece como fornecedora-chave de tecnologia para esse segmento”, conta Santiago.
A integração visa a coletar informações críticas dos negócios das aplicações mais utilizados pelas empresas de Varejo, tais como plataforma de e-commerce, relacionamento com clientes CRM (Salesforce.com, SugarCRM, Zoho), diversos bancos de dados (Oracle, Microsoft, PostgreSQL, MySQL), aplicações em nuvem e mobile. “Com a facilidade e a capacidade de integração facilitada, o ERP Sispro Varejo objetiva criar as condições para que os gestores de TI possam executar projetos de integração no menor tempo possível e em todas as plataformas”, complementa o especialista da Sispro.
Por Equipe Sispro
Fonte: Sispro Software Empresarial