Realizar a gestão patrimonial de uma empresa para muitos é só realizar a automação de processos. Porém, há outras coisas para além da automação dos processos, a gestão patrimonial reúne uma série de outros aspectos que são fundamentais para a tomada de decisões dentro das organizações.
Patrimônio é tudo aquilo que a empresa adquire e acumula ao longo dos seus anos de história. Antes da denominada Era Tecnológica todos os processos relacionados ao sistema de gestão patrimonial de uma empresa eram feitos manualmente e, depois de iniciada a Era com a criação de soluções patrimoniais, esses processos passaram a ser automatizados. Esse é considerado um marco para a área.
Preparamos esse artigo pois sabemos de sua importância para organizações de todos os segmentos. Leia o texto completo abaixo para ficar por dentro do assunto!
O que é Gestão Patrimonial e como funciona?
Resumidamente, gestão patrimonial é o controle dos custos e propriedades de uma organização. A gestão de patrimônio pode ser realizada a partir de um balanço patrimonial, mas também existem outras alternativas que podem ser utilizadas para fazer a mesma função.
Através de uma gestão patrimonial, há como indicar o valor e quantidade de ativos imobilizados que uma organização possui, o que contempla bens e direitos. Também consegue-se determinar o valor de passivos imobilizados (dívidas e deveres).
E como funciona? O primeiro passo para realizar um balanço é fazer um inventário com todos os bens da empresa, é preciso categorizar os bens, catalogá-los e descobrir a melhor forma de gerenciar essas informações. Após isso, é necessário classificar os ativos, que são divididos entre circulantes e não circulantes.
A categoria de circulantes divide-se ainda entre DISPONÍVEIS (caixa, contas-corrente e contas de aplicação) e REALIZÁVEIS (clientes, produtos e estoques). E, a categoria de não circulantes trata de investimentos e ativos imobilizados, como por exemplo: consórcios, marcas, títulos, móveis, máquinas, equipamentos de informática etc.
Qual a importância de realizar a Gestão Patrimonial?
Independente do tamanho da organização, realizar o processo de gestão patrimonial é imprescindível. A atividade é importante para estabelecer e manter um controle financeiro efetivo e para além disso, é uma aliada quando se trata de realizar uma tomada de decisão.
De modo geral, fazer a gestão patrimonial é importante pois: otimiza o processo de compras de uma empresa, diminui os desperdícios, prepara a empresa para passar por auditorias (internas ou externas), ajuda a comprovar a veracidade das informações financeiras e diminui o índice de desvios dentro de uma empresa.
O que é automação? E quais processos da gestão é possível automatizar?
O processo de automação de processos é uma forma moderna e eficaz de tornar a rotina de uma empresa mais dinâmica, por meio dele é possível produzir mais, sem ser insuficiente no quesito qualidade e sem sobrecarregar nenhum colaborador da área. Automatizar uma tarefa é nada mais do que passar aqueles processos que ainda são feitos manualmente, para máquinas, equipamentos e outros.
Todos os processos realizados manualmente são possíveis de automatizar por meio de uma solução tecnológica, a partir dela a tecnologia toma frente e garante, a partir de padrões pré-estabelecidos, que os processos sejam feitos de maneira rápida e prática.
Quais os benefícios da automação para o sistema de Gestão Patrimonial?
A automação dos processos ligados a área de Gestão Patrimonial traz diversos benefícios, entre eles podemos citar alguns dos principais ganhos.
Otimização das atividades
A automação dos processos auxilia toda a equipe nos quesitos otimização de tempo e evita erros que podem aparecer nos resultados dos processos manuais.
Melhora no controle de investimento
O uso da automação dos processos também evita investimentos desnecessários que possam comprometer o fluxo de caixa da empresa. Com base no acompanhamento de todo o patrimônio de perto, as chances de ocorrerem equívocos diminuem.
Qualidade, Segurança e Eficiência
A melhora também acontece nos quesitos de Qualidade de trabalho, Segurança dos dados e Eficiência dos processos.
Adequação da empresa às obrigações legais
Uma solução de Gestão Patrimonial também ajuda em demonstrações contábeis e fiscais, fazendo com que a organização se adeque a todas as obrigações legais.
Como aplicar a Gestão Patrimonial dentro da empresa?
Para dar início aos processos automatizados dentro de uma organização, é necessário fazer um mapeamento de todas as tarefas que são desempenhadas pela equipe de Gestão Patrimonial.
Logo após, é preciso pensar quais procedimentos que são realizados manualmente e que, caso fossem automatizados, refletiriam na qualidade do que é entregue aos clientes. O ponto principal precisa ser sempre o retorno do investimento realizado em uma nova solução e é preciso que ele apareça o quanto antes.
O foco no cliente é imprescindível, desta forma, a conversão de vendas é garantida e o retorno chega em menos tempo. A solução SISPRO Gestão Patrimonial consegue automatizar os processos informatizando os procedimentos e, também, os dados internos da empresa.
A partir da solução é possível conectar os diversos setores da sua empresa, possibilitando que as novas informações sejam armazenadas em nuvem, de modo que todos os profissionais e usuários cadastrados possam acessá-las.
Para além disso, a emissão de vários documentos é realizada automaticamente, já que as informações já estarão disponibilizadas no sistema. Quer saber mais sobre a solução SISPRO Gestão Patrimonial? Clique aqui e peça uma demonstração do produto. Nossas equipes estão a postos para lhe atender!