Como elaborar o organograma de uma empresa de forma prática?

No mundo corporativo, o modo como a empresa irá se posicionar de forma competitiva no mercado depende de estruturar com eficiência as hierarquias e os fluxos de trabalho do negócio. 

Nesse contexto, a ferramenta mais produtiva para elencar e distribuir de forma visível e estruturada o modo de operação da organização é o organograma empresarial. 

Por isso, no blog post de hoje você aprenderá o que é um organograma, quais são os principais tipos e quais os passos práticos para elaborar o seu. Tire todas as suas dúvidas do tema e garanta uma gestão mais eficiente para todos os colaboradores!

O que é um organograma empresarial?

Primeiramente, vale introduzir que o organograma é a representação gráfica da distribuição da estrutura de uma empresa, de modo que ilustra todas as relações hierárquicas do ecossistema empresarial e aponta as conexões funcionais entre os cargos e os departamentos. 

Assim, este instrumento é essencial para que os colaboradores entendam as suas posições dentro da organização, vez que busca facilitar a visualização dos fluxos de trabalho e a forma como as responsabilidades de cada um impactam no trabalho mútuo. 

Dessa maneira, com um organograma bem estruturado torna-se mais fácil desenvolver uma boa comunicação organizacional, já que é rápida a compreensão de quem reporta a quem.

Logo, é cada vez mais comum que as empresas estruturem os seus gráficos de organograma e os mantenham visíveis para todos os funcionários.

Os principais benefícios de usar um organograma na gestão empresarial

Uma vez que organiza de modo visível a estrutura hierárquica, o organograma traz inúmeros benefícios para o cotidiano da organização, sendo os principais:

  • Simplificação da estrutura organizacional

O organograma torna a estrutura da empresa clara e acessível a todos, o que permite que cada membro do negócio entenda o funcionamento geral e as suas respectivas responsabilidades.

  • Melhoria da visão sistêmica

O instrumento oferece uma visão abrangente da organização, de modo a ajudar na identificação de possíveis sobreposições de funções e áreas que precisam de reforço de colaboradores.

  • Facilitação das tomadas de decisão

Ao mapear claramente quem é responsável por cada área, os gestores conseguem tomar decisões com mais agilidade e precisão, como o plano de cargos e salários, além de delegar tarefas de forma eficiente. 

Os 5 principais tipos de organogramas que você precisa conhecer 

Existem diversos tipos de organogramas que podem ser adaptados às necessidades e cultura de cada empresa, os mais utilizados são:

  1. Organograma vertical 

É o modelo mais tradicional e comum, com uma hierarquia clara de cima para baixo, sendo ideal para as empresas com acreditam em uma estrutura rígida e bem definida.

  1. Organograma horizontal

Apresenta uma hierarquia mais achatada, por isso, é bastante útil para as organizações que promovem a colaboração entre as diferentes áreas e praticam uma gestão mais horizontal.

  1. Organograma funcional

Esse modelo é baseado nas funções de cada departamento, assim, é ideal para as empresas que aplicam o RH estratégico, com as responsabilidades bem divididas entre setores específicos.  

  1. Organograma matricial

Utilizado em empresas que trabalham em projetos cruzados, esse modelo representa as relações funcionais e por projeto, de forma que os funcionários podem se reportar a diferentes gestores ao mesmo tempo.

  1. Organograma circular

É frequentemente adotado por empresas com uma cultura mais aberta e colaborativa, sendo um formato que coloca a liderança no centro e os colaboradores ao redor, de forma a simbolizar a descentralização do poder.

Os 8 passos essenciais para elaborar o seu organograma empresarial 

Agora que você já conhece os tipos de organograma e os seus benefícios, vamos ao passo a passo para criar um modelo eficiente para a sua empresa:

  1. Escolha o modelo que melhor se adapta à estrutura 

Avalie o tipo de organograma que reflete melhor a realidade da sua empresa. Atualmente, organizações inovadoras preferem os formatos circular e matricial.

  1. Crie uma lista de todos os cargos e funções 

Antes de montar o organograma, mapeie todos os cargos com suas respectivas funções e responsabilidades, certificando-se de não deixar nenhum departamento ou colaborador de fora.

  1. Organize hierarquicamente 

Com a lista em mãos, organize os cargos de acordo com os seus níveis hierárquicos. Por exemplo, você pode utilizar caixas para representar cada cargo e linhas para mostrar as relações de subordinação entre eles.

  1. Escolha uma boa ferramenta para auxiliar você

  Ferramentas como Excel e Canva facilitam o processo de criação, auxiliando você a padronizar processos administrativos com eficiência, já que são soluções que oferecem modelos prontos e fáceis de ajustar. 

  1. Aplique cores e símbolos

Para melhorar a clareza visual, use diferentes cores e símbolos para distinguir departamentos, níveis hierárquicos e funções, isso é o que tornará o seu organograma mais intuitivo.

  1. Solicite o feedback da equipe quanto à clareza

Após elaborar o organograma, apresente-o aos líderes e colaboradores da empresa e recolha sugestões para ajustes. É fundamental que todos considerem o material claro e fidedigno à realidade organizacional.

  1. Garanta o acesso universal

Um organograma só é útil se for compreendido e acessível para todos. Por isso, divulgue-o em plataformas digitais, murais e apresentações, a fim de garantir que todos os membros da empresa conheçam sua estrutura.

  1. Revise regularmente o seu organograma

Entendemos que assim como o mercado, as empresas mudam constantemente e, com isso, a estrutura organizacional também pode se alterar. Por isso, revise o seu organograma e mantenha-o atualizado.

Lembre-se: o organograma empresarial é a chave para garantir eficiência e competitividade!

Como vimos, o organograma empresarial é o instrumento que garantirá que você e sua equipe tenham clareza quanto às suas responsabilidades e ao modo como um trabalho impacta o outro.

Por isso, mantenha o seu organograma sempre atualizado para otimizar a gestão e facilitar o entendimento de todos sobre a estrutura organizacional praticada!

Seguindo as etapas práticas que apresentamos, você poderá elaborar um documento que traga eficiência e produtividade para os colaboradores, que se sentirão seguros ao entender o modo como se encaixam na operação da organização. 

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