Você sabia que a gestão de contratos ineficiente consome quase 10% da receita das empresas? Esse dado foi divulgado em uma pesquisa da IACCM, e nos mostra que a má gestão contratual prejudica diretamente o desenvolvimento das organizações.
Então, siga nesse post para entender mais sobre a otimização da gestão de contratos e a importância do tema para o sucesso do seu negócio!
A otimização da gestão
Os contratos são peças fundamentais de uma empresa, uma vez que oficializam acordos e serviços. Nessa lógica, otimizar a gestão contratual é essencial para garantir a qualidade do trabalho prestado e para mitigar riscos. Isso porque com a otimização, irregularidades são detectadas antes de se tornarem problemas que resultem na rescisão do contrato.
Mas afinal, o que é a gestão de contratos?
Resumidamente, a gestão de contratos é a atenção que se dá a todo o processo que vai desde a pré-contratação até o encerramento ou renovação. Assim, durante a vigência do vínculo contratual, o gestor deve analisar pontos como a necessidade de adendos, o vencimento de prazos e as ações realizadas.
Na prática, como otimizar a gestão de contratos?
Atualmente, a gestão otimizada pode ser sintetizada em duas palavras: sistematização e padronização. Tal fato se deve à presença crescente da tecnologia no mundo corporativo, que torna cada vez mais ultrapassada a forma analógica de gerir contratos.
Então, confira 4 ações para otimizar a gestão contratual na sua empresa:
1. Acompanhe o ciclo de vida dos contratos
Sem analisar com cautela cada fase, não há como discernir medidas e recursos que precisam ser empregados para fins de otimização. Por isso, atentar ao ciclo de vida contratual é o primeiro passo para otimizar a gestão.
2. Revise os termos periodicamente
No decorrer do vínculo, é comum que alguns pontos estabelecidos se alterem. Nessa ótica, é essencial que haja um modo sistematizado de revisar os contratos, percebendo se há necessidade de alterá-los. Assim, nenhuma das partes têm prejuízo.
3. Tenha atenção aos prazos
Cada etapa da tramitação tem prazos definidos para o cumprimento de ações e entregas das partes. Sem atenção às datas, eventos importantes se perdem, como o momento para renovação. Além disso, a falta com os prazos contratuais pode resultar em rescisão.
4. Conte com a tecnologia para padronizar a gestão
Ferramentas Web são boas aliadas para acompanhar contratos, visto que padronizar processos tem papel fundamental na otimização da gestão. Logo, não por acaso, hoje, já existem aplicativos para gestão de contratos ser feita na tela do celular.
Benefícios de otimizar a gestão de contratos
No começo desse texto, falamos que a gestão ineficiente consome 10% da receita do negócio, prejudicando o desenvolvimento. Nessa análise, é muito importante destacar que um dos principais benefícios do gerenciamento otimizado é o ganho de tempo que a organização tem.
Em uma gestão ultrapassada, perdem-se muitas horas revisando o contrato e não são raras às vezes em que essa revisão vem cheia de erros e deve ser refeita. Por isso, a otimização oferecida por um modo sistematizado de operar eleva a produtividade da equipe e garante o acompanhamento consistente do vínculo contratual.
- Diante disso, outro benefício dessa prática é a solidez operacional proporcionada para a empresa.
Otimize a sua gestão com o sistema top 10 do Brasil
Agora que você já leu até aqui, chegou o momento de saber mais sobre a ferramenta que tem levado eficiência e inovação para todo o território nacional.
A solução é assinada pela Sispro, que há 50 anos é referência no desenvolvimento de softwares. Na ferramenta, o gestor acompanha contratos em um sistema 100% web, 100% Cloud e integrado aos principais canais de assinatura digital.
Fale agora mesmo com os nossos especialistas para otimizar a sua gestão de contratos!