Manter a gestão fiscal em ordem, juntamente com todas as outras obrigações de uma empresa, é uma tarefa que pode demandar tempo, dinheiro e uma equipe enorme de profissionais. Porém, hoje em dia não é mais necessário tudo isso, principalmente se a sua empresa investe em automação de gestão fiscal.
É um fato: é quase impossível manter um controle pleno da gestão tributária sem investir em tecnologia. Existem milhares de normas fiscais e elas mudam o tempo inteiro, dificultando o trabalho dos profissionais envolvidos e tomando tempo da equipe para se dedicar a tarefas meramente burocráticas.
Automatizar a gestão fiscal é um dos segredos para eliminar completamente esses problemas e tornar a gestão tributária muito mais estratégica. Quer saber como isso é possível? Continue lendo e entenda alguns bons motivos para automatizar a gestão fiscal e tributária!
1. Otimiza processos burocráticos
Há poucos anos, era comum ter equipes enormes para lidar apenas com tarefas burocráticas e repetitivas, como o lançamento de notas de forma manual, cálculo de folha de pagamento de funcionários e muito mais.
Ainda que a sua equipe contenha ótimos profissionais, é um fato que fazer todos esses lançamentos de forma manual leva tempo, demanda muita atenção e pode tomar dias inteiros de trabalho.
Uma maneira de eliminar problemas como esse e manter uma equipe eficiente, focada nas etapas estratégicas da gestão, é investindo em automação de gestão fiscal e tributária. Essa automação permite que tarefas repetitivas, como o lançamento de notas, sejam feitas de forma automática.
2. Aumenta a produtividade da equipe
A partir do momento que a equipe não precisa lidar mais com a parte repetitiva e extenuante do trabalho, é claro que a produtividade aumenta. Isso fica ainda mais claro quando olhamos de perto outras das funções que um bom sistema de gestão fiscal, como o SISPROTAX, desempenha, como a geração de relatórios automáticos, por exemplo.
Perder tempo copiando e colando informações em planilhas é um dos maiores problemas dentro das empresas, e também um dos que mais rouba a produtividade e energia da equipe. Por outro lado, a automação de processos garante que a equipe fique concentrada apenas nas etapas de planejamento e estratégia da gestão, garantindo muito mais eficiência.
3. Elimina a possibilidade de erro humano
Mesmo os melhores profissionais podem errar em algum momento, o problema é as consequências que pequenos erros podem trazer para a gestão tributária de uma empresa. Em alguns casos, um erro simples de digitação ou de conta pode fazer a empresa ter problemas com a Receita Federal, gerando até mesmo multas onerosas.
Isso, sem contar os pequenos erros que podem surgir em relatórios fiscais, que prejudicam o processo de análise da equipe na hora de tomar decisões importantes. Esses problemas são mais comuns do que se imagina, e às vezes passam despercebidos durante muitos anos, até que as graves consequências sejam percebidas.
Automatizar a gestão fiscal e tributária é uma maneira de fugir desses problemas, já que todos os registros fiscais e relatórios são feitos automaticamente, evitando erro humano.
4. Permite um monitoramento constante
O monitoramento constante da gestão fiscal e tributária permite que você identifique problemas e reaja mais rápido a eles. Porém, ter esse controle dependendo apenas de planilhas e registros manuais não é uma tarefa simples e pode fazer o gestor perder muito tempo.
Investir em um sistema de gestão integrado é uma maneira de ter acesso pleno à todas as informações de operações dentro da empresa, e isso não apenas do setor financeiro. Essa integração de setores também é fundamental para garantir estratégias muito mais direcionadas, movimentando toda a empresa em prol dos resultados.
5. Reduz custos
A redução de custos é uma preocupação constante das empresas, mesmo nos melhores momentos financeiros. Entregar um alto resultado com menos esforço é um dos pontos fundamentais, que garante, inclusive, a competitividade do negócio.
A automação pode ser uma grande aliada nesse momento, ajudando a empresa a reduzir custos com a folha de pagamento e economizar no uso de papel, já que todo o arquivo de documentos fiscais é mantido na nuvem. E essa redução pode ser ainda maior caso a empresa utilize funções essenciais dos sistemas de gestão integrados, que permitem uma visão ampla de todos os setores do negócio.
Essa integração ajuda a empresa a visualizar pontos de melhoria no setor de estoque, por exemplo, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
E esse é só o começo. Está pronto para melhorar os resultados do seu negócio através da automação? Conheça mais sobre nossa solução fiscal, o SISPROTAX!