Como construir relatórios de RH de forma eficiente?

A área de Recursos Humanos garante o desenvolvimento dos profissionais e é fundamental no processo de tornar uma organização sólida e mantê-la atualizada do ponto de vista operacional.

Nessa ótica, é a equipe de RH que faz a gestão da competência de cada membro da empresa e, a partir da análise criteriosa dos indicadores, entender quais são os profissionais que estão alinhados à cultura e aos objetivos do negócio.

Por isso, os relatórios detalhados são instrumentos essenciais, já que proporcionam precisão sobre a performance dos colaboradores e guiam as tomadas de decisão do RH. 

Então, no blog post de hoje, vamos trazer 5 dicas para a construção de relatórios de RH de forma eficiente e, ainda, falar sobre os principais tipos de relatório que você precisa conhecer. Siga a leitura e confira!

Qual é a importância dos relatórios de RH para o seu negócio?

Tornar uma empresa consistente depende, dentre muitos fatores, de contar com um time de colaboradores que entende o propósito da organização e que trabalha a partir dos objetivos da cultura empresarial. 

Diante disso, os relatórios de RH são ferramentas essenciais para a gestão de pessoas, visto que fornecem dados críticos sobre a situação de cada profissional, apontando se estão alinhados aos objetivos da empresa. 

Assim, é possível desenvolver ações para melhorar o desempenho da equipe  a partir dos indicadores fundamentais do RH, de forma a garantir o sucesso geral do negócio. 

Somado a essa realidade, além de capitalizar os pontos fortes da equipe com os dados precisos, também é possível mapear ineficiências e tomar decisões acertadas a partir da consistência das informações reunidas nos relatórios.

Portanto, esses materiais são valiosos para orientar as estratégias de recrutamento, treinamento, desenvolvimento e retenção de talentos para a consolidação da empresa.

6 tipos de relatório e como cada um auxilia a sua empresa

Existem diversos tipos de relatórios de RH, cada um com uma finalidade específica e, os principais que você precisa conhecer são:

  1. Relatório de informações do colaborador 

Fornece os dados demográficos da empresa, como o número de profissionais ativos, a receita, as proporções entre homens e mulheres, as taxas de satisfação, dentre outros.

  1. Relatório de recrutamento 

Acompanha os detalhes dos processos de contratação, desde a primeira entrevista até a assinatura de contrato, fornecendo, por exemplo, quais são os custos por contratação e qual é o índice de diversidade no recrutamento.

  1. Relatório de avaliação de desempenho 

Analisa a perfomance dos colaboradores a partir dos resultados esperados pela empresa e mostra dados com as oportunidades de melhoria,  apontando métricas como produtividade e horas trabalhadas.

  1. Relatório de presença e absenteísmo 

Avalia a frequência e ausência dos colaboradores, juntamente com as justificativas para a falta do profissonal, de modo a ajudar na compreensão das causas do absenteísmo e, também, do seu impacto na produtividade.

  1. Relatório de rotatividade e retenção 

Aponta a quantidade de colaboradores que deixaram a empresa, demonstrando os custos associados à rotatividade e, quanto necessário, mostra em dados os esforços empregados na retenção do talento.

  1. Relatório de salário e remuneração 

Compila as informações salariais e compensações que os colaboradores receberam, sendo é um aliado para as decisões sobre negociações salariais e uma peça essencial para compreender a alocação de recursos.

5 dicas fundamentais para você construir relatórios de forma eficiente

Uma vez que a variedade dos tipos de relatório é grande, é importante destacar que existem algumas dicas que valem para a elaboração consistente de todos estes instrumentos. São elas:

  1. Definição de objetivos 

Primeiro, estabeleça claramente o propósito do relatório, já que é esta delimitação que ajudará você a direcionar a coleta de dados e a análise subsequente.

  1. Coleta de dados 

Depois, reúna informações relevantes a partir de fontes internas e externas, a fim de garantir uma boa arquitetura de escolhas, certificando-se com informações precisas e organizadas.

  1. Escolha da ferramenta de análise

Use uma solução especializada para analisar os dados e nortear o trabalho do RH, como ferramentas de BI (Business Intelligence) e softwares que automatizam a compilação de informações na gestão de pessoas.

  1. Apresentações com dados visuais 

Utilize gráficos, tabelas e outros recursos visuais para tornar as informações mais dinâmicas para a equipe que irá analisar, isso auxilia na compreensão clara do conteúdo dos dados.

  1. Revisões regulares 

Atualize e revise os relatórios periodicamente para garantir que reflitam as condições atuais da empresa e possam guiar com precisão a tomada de decisões estratégicas.

A solução que garante autonomia para a sua equipe e precisão para os seus dados!

Para uma Gestão de Pessoas realmente eficaz, é essencial uma ferramenta que automatize a criação de relatórios e garanta informações precisas e atualizadas sempre à sua disposição! 

Imagine contar com uma solução que gerencia mais de 200 mil vidas por todo o Brasil e fornece relatórios automatizados com todos os dados críticos que você precisa?

Ao automatizar a criação de relatórios, você libera tempo para focar em ações estratégicas, alinhando objetivos individuais e organizacionais. 

A ferramenta facilita a coleta e a análise de dados, oferecendo uma visão completa e detalhada da Gestão de Pessoas, com informações em tempo real, para você tomar decisões baseadas em informações concretas e desenvolver estratégias eficazes.

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