Cuidar do patrimônio de uma empresa é uma tarefa complexa por exigir muita assertividade e atualização constante de dados. Tal fato se deve à importância das informações patrimoniais na hora de guiar o planejamento e a execução das atividades da organização.
Por isso, nesse blog post vamos falar de uma etapa do inventário que garante mais qualidade para a governança patrimonial do seu negócio.
Continue na leitura e entenda como funciona o saneamento de bens patrimoniais!
Inventário patrimonial e gestão do negócio
O inventário patrimonial consiste no levantamento de todos os bens do negócio. Nessa prática, é feito o registro detalhado de cada um dos ativos que a empresa possui, identificando: data de compra, vida útil, onde estão alocados e quem são os responsáveis por esse ativo.
A descrição de bens é essencial para orientar a gestão do negócio, porque é dessa listagem que se pode quantificar o valor da empresa e, assim, os gestores desenvolvem planos de expansão e desenvolvimento.
- Além disso, o levantamento é um grande aliado para livrar o negócio de problemas com o Fisco. Um estudo da FGV mostrou que cerca de 90% das empresas brasileiras tem alguma irregularidade tributária.
Pensando nisso preparamos um material completo para ajudar você a fazer a governança fiscal com mais eficiência e assertividade no seu negócio.
Como fazer um inventário patrimonial?
Para explicar o saneamento de bens, precisamos lembrar das etapas do inventário. Então, confira os 6 passos para realizar esse levantamento:
- Análise e diagnóstico – inspeção da situação atual da empresa e detecção das demandas do negócio.
- Execução do inventário – listagem de todos os bens da organização com catalogação a partir de etiquetas seriadas.
- Levantamento e conciliação – padronização das descrições, exame de saldos com o balancete, averiguações da contabilização dos bens localizados e do seu funcionamento. Quando preciso, há reconstituição contábil.
- Saneamento – esse passo é fundamental e leva o título do blog post, por isso, essa etapa será explicada na sequência.
- Inserção de normas e procedimentos – implantação e revisão das normas para a movimentação dos bens para que o controle não seja ameaçado.
- Fechamento – elaboração de relatórios completos sobre os bens levantados e registro de imagens de cada item.
O que você precisa saber sobre o saneamento de bens:
Essa etapa do inventário é de extrema importância para que o relatório final não tenha erros sobre os bens da empresa. A razão disso é que no saneamento são detectadas as sobras.
Existem dois tipos de sobras que podem gerar erros no fechamento patrimonial:
- Sobra contábil: quando o bem é descrito no balanço contábil, mas não foi registrado no inventário
- Sobra física: quando o bem consta no inventário, mas não tem registro formalizado em relatórios para fins contábeis
Quando a etapa de saneamento não é realizada adequadamente, são grandes as chances de o fechamento do inventário ser realizado com brechas que resultarão em problemas com a auditoria.
Diante disso, o grande benefício dessa etapa está em resguardar o patrimônio da organização do ponto de vista fiscal.
- O momento para realizar o saneamento é após a etapa de conciliação, é a partir dessa fase que a equipe obtém dados precisos sobre o resultado da conciliação e consegue detectar as sobras contábeis nas planilhas.
Governança patrimonial com mais praticidade e segurança
Há mais de 50 anos, a Sispro atua na entrega de soluções que otimizam a rotina corporativa e simplificam processos que eram tradicionalmente complexos, como a realização do inventário.
Na ferramenta de gestão patrimonial, desenvolvemos um sistema eficiente para o controle completo de bens, mitigando perdas financeiras e livrando o seu negócio de problemas fiscais.
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