Empresas não querem deixar para a última hora a entrega da declaração
Com data de entrega prevista para logo no início de 2012, a EFD-PIS/COFINS começa a movimentar as áreas de TI, fiscal e financeira das empresas em busca de sistemas e serviços qualificados para o atendimento desta demanda fiscal. Por este motivo a Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças começou a registrar aumento de chamados em sua central de atendimento de empresas de vários segmentos interessadas em conhecer as soluções oferecidas pela companhia.
Segundo pesquisa feita pelo setor de comunicação SISPRO, a iniciativa das empresas ocorre em boa hora porque elas não podem deixar para atender ao EFD-PIS/COFINS em cima do prazo, que foi adiado para 2012 pela Instrução Normativa 1.161. “Este foi o segundo adiamento, o que beneficiou as empresas, que podem planejar melhor como irão realizar a Escrituração Fiscal Digital das Contribuições destinadas ao Programa de Integração Social e ao Financiamento da Seguridade Social (EFD-PIS/Cofins).
“Nas duas oportunidades em que ocorreu o adiamento sentimos muitas empresas aliviadas com a possibilidade de melhor trabalhar suas bases de dados e atualizar seus sistemas para esta finalidade. No entanto, alertamos que a alteração deve ser sempre acompanhada de planejamento. Este aumento da procura pelos nossos serviços e sistemas indica que as empresas estão motivadas a não correr risco de atraso” comenta a coordenadora de marketing da Sispro.
Para atender a estas empresas, a Sispro preparou três opções para aquisição da sua solução Sispro EFD-PIS/Cofins: instalação nos servidores do cliente, contratação do serviço pela web ou contratação de toda operação com a equipe e infraestrutura da Sispro. Em todos os casos, o sistema trata e concentra toda a informação analítica base para a apuração das informações e controle de crédito da contribuição, além de criar o arquivo digital de acordo com as especificações e exigências da Receita Federal.
As datas da próxima entrega de EFD-PIS/COFINS:
07 de fevereiro de 2012
As pessoas jurídicas sujeitas a acompanhamento econômico tributário diferenciado, com base nos fatos geradores a partir de 01 de abril de 2011;
07 de fevereiro de 2012
As demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base no Lucro Real, com base nos fatos geradores a partir de 01 de julho de 2011;
07 de março de /2012
As empresas sujeitas à tributação com base no lucro presumido, com base nos fatos geradores a partir de 01 de janeiro de 2012.
Fonte: Sispro Software Empresarial