Que todas as empresas, sejam MEIs, Micros, Pequenas e Grandes estarão sujeitas ao eSocial, todos já sabem. Que o eSocial será administrado por quatro órgãos diferentes, sendo eles Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Previdência Social, isso todos já sabem também.
O que a grande maioria não sabe ou ainda não entendeu é QUAL A SUA PARTE NO PROCESSO. O ingresso no sistema exige preparação de todos os envolvidos, através de treinamentos, entendimentos dos processos, preparação dos sistemas, conscientização das equipes e, principalmente, conscientização de gestores.
São cadastros, tabelas, correções, inserções de dados, processos e procedimentos para adequação que demandam tempo e entendimento, visto que muitos processos sofrerão mudanças radicais. Além das tradicionais informações de folha de pagamento a que todos já estão acostumados, haverão informações fiscais, financeiras, de contratação de outras pessoas jurídicas, etc.
O Portal www.portaldosped.com.br dá algumas dicas que podem ajudar os interessados a se preparar antes das correrias de prazos:
Deve haver um Projeto de implantação do eSocial, com apoio da direção da empresa, a participação de uma equipe multidisciplinar, mais a Empresa de Contabilidade e o Pessoal de TI;
Conhecer melhor e entender as Leis que regerão os processos é primordial para todos os envolvidos. Palestras, leituras, abordagem do leiaute oficial e dedicação podem contribuir;
Preparar o sistema de processamento de dados e equipamentos para que atendam as novas demandas;
Envolver demais departamentos, como financeiro, jurídico, medicina do trabalho, fiscal, etc.;
Atualizar cadastros dos colaboradores com TODAS as informações pertinentes
Informar a todos da empresa sobre as mudanças, assim como aos clientes.
São as dicas para adequação. Vamos juntos ao trabalho?
Fonte: www.portalsoma.com.br