O sucesso da gestão do patrimônio passa pelo controle adequado do inventário, que só se confere quando os bens são corretamente monitorados. Nessa ótica, o controle de ativos é uma tarefa essencial dentro das organizações e, quando não realizada com precisão, acarreta prejuízos ao balanço financeiro e à saúde do negócio.
Por isso, veja neste blog post tudo o que você precisa saber sobre a importância do Controle de Transferências para a Gestão Patrimonial e como a solução Sispro auxilia nessa prática. Siga a leitura e confira!
O que é e como funciona o controle de transferências?
Quando pensamos em empresas com estoques de grande porte, ou, ainda, em organizações com elevada quantidade de patrimônio tangível, podemos inferir que esses negócios têm alta incidência de transações envolvendo bens. Nesse cenário, se faz importante a administração precisa da movimentação desses itens, o que permite a gestão correta e atualizada do inventário.
Diante disso, o controle de transferências é justamente a parte da gestão patrimonial que se encarrega de acompanhar e atualizar dados sobre aquisições, transferências e baixas, garantindo que não haja erros na gestão de ativos. Assim, a funcionalidade presente no software da Sispro opera a partir do cadastro de todas as características e eventos por qual o item passa, a fim de assegurar total controle para a movimentação patrimonial.
Logo, quando ocorre a transferência do bem, é possível acompanhar pela plataforma toda a transação até o aceite pelo destinatário. Isso garante que a transferência só seja efetivada no sistema a partir do posicionamento da outra parte, fazendo com que o inventário da empresa esteja sempre correto e atualizado.
Quais são as vantagens do controle de transferências para a saúde patrimonial do negócio?
Dentre as melhores práticas para o controle patrimonial, destaca-se o impacto que uma boa gestão de ativos tem para a saúde financeira das organizações. Então, confira as vantagens que o controle de transferências oferece para esse contexto:
- Menor incidência de perdas e roubos – os bens são monitorados e têm responsáveis pelo manejo e aquisição devidamente estabelecidos, reduzindo as chances de extravios e furtos
- Segurança jurídica – transferências bem registradas asseguram conformidade para a organização quando há necessidade de prestações contábeis e fiscais, mitigando chances de multas e litígios
- Transparência operacional – todas as movimentações são documentadas, tornando as operações patrimoniais transparentes tanto para fins internos quanto para situações de auditoria
- Tomada de decisões mais assertivas – o inventário atualizado, com as transferências de bens corretamente registradas, norteia as decisões da gestão a partir de informações consistentes
Considerando esses pontos, torna-se clara a importância do registro de itens transferidos para a garantia da saúde financeira do negócio, uma vez que essa prática assegura a precisão do inventário e o resguardo contábil das empresas.
Potencialize a sua gestão de ativos em uma plataforma 100% web e 100% Cloud
Controle patrimonial eficiente é sinônimo de economia de recursos e de redução de burocracia dentro das empresas. Nessas práticas, a Sispro é especialista.
No Sispro Gestão Patrimonial os gestores encontram todas as funcionalidades de um software completo e moderno, com relatórios automatizados, controle de transferências, cálculos de depreciação e muito mais. Evolua na sua gestão de ativos com quem há mais de 50 anos oferece inovação para empresas que administram uma grande quantidade de itens.
Clique aqui e fale com os nossos especialistas para conhecer hoje mesmo a solução 100% web e 100% Cloud que é referência nacional em gestão de ativos!